Onze marcas de água mineral recebem o selo CONFIAR

Uma logo de certificação faz toda a diferença em uma indústria de água mineral. Estar em conformidade com as rígidas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) garante a qualidade do produto e a certificação da empresa. No Rio de Janeiro, 11 marcas possuem o direito de exibir o certificado – tecnicamente chamado de Procedimento Específico − PE 414.

A parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no âmbito do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), iniciou em 2017 e gerou o certificado CONFIAR, identificado na rotulagem das marcas. As empresas passaram pela primeira auditoria em 2019 e pela segunda em 2020. Em 2021 passarão pela terceira auditoria, já que o processo é anual.

Etapas de controle

As empresas certificadas pelo PE 414 passam por seis etapas de controle realizada por organismos credenciados pela ABNT:

  • Origem – garantia de fontes de água mineral natural;
  • Análise da Água – maior rigor, frequência e novas metodologias para detecção de aspectos biológico, físicos e químicos da água;
  • Extração – maior garantia de não contaminação;
  • Transporte – novos procedimentos e maior garantia de não contaminação;
  • Armazenagem e Envase – procedimentos específicos de controle e higienização para não contaminação;
  • Materiais usados – maior rigor e controle no relacionamento com fornecedores e nos procedimentos de aquisição de materiais.

Ter a logo estampada no rótulo em 2021 está atraindo várias empresas para o processo de certificação, renovada anualmente. Hoje, são 11 empresas, sendo três do Centro-Norte Fluminense: Cascataí, Parahy e Trajano de Moraes.

Ronaldo Martins, consultor setorial de Alimentos e Bebidas da Firjan SENAI, esclarece que o certificado CONFIAR, como o projeto é chamado, foi criado para melhorar o padrão da água mineral do Rio de Janeiro. “As análises microbiológicas e físico-químicas e a higienização dos equipamentos e dos garrafões retornáveis são alguns dos critérios selecionados para a certificação. O desafio agora é tornar a certificação conhecida pelo público consumidor”, destaca.

Credibilidade e confiança

Coordenadora Administrativa da Água Mineral Cascataí, de Cachoeiras de Macacu, Aline Nogueira, ressalta que a certificação mostra ao consumidor algo que preocupação constante da empresa, a segurança alimentar. “O selo traz credibilidade, confiança e transparência. Os consumidores precisam saber o comprometimento da empresa com a qualidades dos processos e do produto, sem deixar dúvidas sobre a qualidade da água que ele está bebendo”, afirma Aline.

Para ela, a criação de uma certificação poderá fazer com que o Rio de Janeiro valorize o produto local e amplie o consumo. “Os consumidores precisam saber que esta é uma certificação séria, comprometida com a qualidade e segurança da água que é comercializada. É excelente para o consumidor, para quem produz e para o crescimento sério do mercado de águas minerais”, complementa Aline.

Ver anterior

Novo programa da Polícia Militar terá dois postos na Região Serrana

Ver próximo

Hospitais da região recebem recursos para custeio de leitos de UTI Covid-19

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!