Os primeiros investimentos da fábrica de cimento Mauá em Cantagalo

Adeimar Carvalho, hoje com 78 anos de idade, tem 36 anos vividos na indústria cimenteira. Trabalhou 19 anos na Pedreira São José, em Itaboraí, e, depois, mais 17 anos na fábrica Mauá, em Cantagalo.

A Cimento Mauá foi o último grupo cimenteiro a colocar em funcionamento uma fábrica de cimento na região. O grupo havia adquirido as terras da Fazenda Saudade, localizada junto ao Córrego Bom Vale.

A fábrica foi concluída em novembro de 1981, mas só foi inaugurada oficialmente em fevereiro de 1982. Por ter sido a última a ser construída na região, acredita-se que tenha sido implantada com as maiores tecnologias neste tipo de atividade. Ao lado da fábrica, está a casa onde nasceu o escritor cantagalense, famoso internacionalmente, Euclides da Cunha, autor do livro ‘Os Sertões’.

Pedreira de Cantagalo em evidência

– Fomos informados que, no dia 27 de janeiro último, um avião “Fairchild-Hiller” sobrevoou a Pedreira Cantagalo, com alguns membros da diretoria da companhia e o nosso gerente E. Lewinsohn. A nota pitoresca do voo razante sobre a região foi o pânico que causou ao gado que pastava, calmamente, sem saber que o seu prazo de pasto havia se encerrado naquele dia”.

Este trecho foi publicado em fevereiro de 1968, no Farol de Segurança, volume XXXIII, edição mensal, boletim publicado pelo pessoal da Companhia Nacional de Cimento Portland, com distribuição interna.

Ver anterior

Lauren Hermsdorff brilha na tela da Rede Globo

Ver próximo

Japoneses quiseram comprar a fábrica

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!