Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Para celebrar o Dia do Representante Comercial, instituído pela Lei 10.390/24, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, inaugurou, no dia 1º de outubro, a exposição “Do Caixeiro Viajante à Representação Comercial”, em parceria com o Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-RJ). A mostra ficará em cartaz até o dia 15 de outubro e recebe visitantes gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no segundo andar do Palácio.
A mostra traz registros históricos sobre o início da profissão no Brasil, os desafios para a sua regulamentação, além de documentos, selos e maquinários que compõem o acervo do Core-RJ, marcando os 59 anos da instituição.
“A exposição percorre a trajetória desde o tempo dos caixeiros viajantes e mascates até o mundo contemporâneo, que incorpora muita tecnologia”, explicou Marcelo Martino, presidente do Core-RJ. “Assim, o visitante pode acompanhar toda a história dessa profissão centenária”.
Sessão solene de inauguração
O deputado Alan Lopes (PL), autor da lei que institui o Dia do Representante Comercial, presidiu a cerimônia de inauguração da exposição. Durante o evento, a Alerj homenageou o Core-RJ com uma moção de aplausos e congratulações.
“Esses comerciantes são a base do empreendedorismo, então desejo confirmar o compromisso da Alerj com aqueles que impulsionam a economia do nosso Estado”, explicou o deputado.
Estiveram presentes outros integrantes do Core-RJ: Marco Faria, diretor-tesoureiro; Luiz Junior, diretor-secretário; e os conselheiros Derlin Rodrigues e Fernando Hebia.