Palácio Tiradentes recebe grande número de visitantes na primeira semana da sua reabertura

Uma viagem pela história do Brasil. Assim pode ser descrita a visita guiada ao Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com o retorno da atividade na última segunda-feira (17/04), as visitas agendadas ao público superaram as expectativas, com uma média de 100 pessoas por dia, e já tendo um grande número de pedidos marcados. Para se ter uma ideia, não há mais vagas para a visitação nesta sexta-feira (21/04), data em que se homenageia o personagem histórico que dá nome ao quase secular palácio.

Escolas públicas e privadas, grupo de turistas estrangeiros, cariocas e fluminenses de modo geral, formam o perfil dos visitantes que já estiveram no palácio, não só com interesse em conhecer pontos turísticos da capital, mas principalmente mergulhar na história da República. A secretária Renata Costa, que participou do tour no prédio histórico, ficou encantada com a visita. “Sempre tive vontade de vir aqui, e quando vi que a Alerj estava reabrindo o Palácio ao público, logo me inscrevi. Adorei ver a beleza da biblioteca e do plenário. Estou maravilhada”, disse.

Os espaços visitados primam pela riqueza do seu mobiliário, afrescos e vitrais. É possível conhecer a sala das comissões, o restaurado salão nobre, a biblioteca (com o seu acervo raro), o plenário Barbosa Lima Sobrinho, a sala de imprensa e a exposição permanente – que finaliza com duas belas maquetes, uma do espaço como está hoje e outra da época em que o local abrigava a Cadeia Velha (como era chamado o prédio que antecedeu o palácio).

A diretora do Departamento de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, destaca que a ideia é aproximar a população da história do Legislativo. “É simbólico a gente abrir a visitação na semana do Feriado de Tiradentes, afinal é um marco republicano e o palácio simboliza a República. Acreditamos que todos podem e devem ter acesso a isso. E fazemos questão de realçar que a história continua acontecendo aqui”, comentou.

Entremeando fatos históricos, detalhes arquitetônicos e artísticos com curiosidades políticas, a equipe de guias, coordenada por Fernando Ebert, faz o visitante se transportar no tempo em cada espaço. Histórias como a do marceneiro que talhou os móveis da biblioteca e no final virou deputado. Para o visitante Thiago Sant’Anna, o tour é uma verdadeira aula de história.

As visitas ao palácio acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e devem ser agendadas, previamente, por meio do endereço cultura@alerj.rj.gov.br. Os guias são estagiários dos cursos de História, Ciências Sociais e Relações Internacionais. É possível ainda realizar a visita guiada em inglês.

Foto: Julia Passos

Ver anterior

Cláudio Castro se reúne com o Comitê Permanente de Segurança Escolar

Ver próximo

Trabalho profissional visa à qualidade nutricional nas escolas macuquenses

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!