Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O CBH-R2R assinou, via sua agência de bacia (Agevap), um convênio com a Fiocruz para a realização do projeto denominado: “Plataforma Agente das Águas: Educação Ambiental e Biomonitoramento Participativo para a Gestão das Águas”.
O projeto Agente das Águas é o eixo de ação em educação ambiental do CBH-R2R, já previsto no seu Plano de Bacia, que foi aprovado em 2021. O convênio tem prazo de 5 anos de execução e nele será aportado um montante de R$ 655.000,00 (seiscentos e cinquenta e cinco mil reais), recurso oriundo da cobrança pelo uso da água e deliberado pelo CBH-R2R.
O Projeto Agente das Águas tem como foco principal a capacitação e envolvimento da população local na avaliação ambiental dos rios. A metodologia inclui a identificação de invertebrados aquáticos e, com base neste levantamento, é possível classificar a qualidade da água do rio avaliado (Biomonitoramento). Essa metodologia foi desenvolvida e é validada pela própria Fiocruz, através do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental (LAPSA). O Projeto já foi executado em vários estados brasileiros, inclusive em outros países.
Dentre as ações do projeto destacamos: a identificação de parceiros institucionais que possam ser capacitados e se tornarem multiplicadores das ações do projeto; levantamento socioambiental das áreas alvo do projeto; curso teórico-prático para os agentes comunitários voluntários; ações de biomonitoramento dos rios e análise dos resultados obtidos.
O CBH-R2R estava trabalhando no estabelecimento desta parceria antes mesmo da pandemia. Mas, após muito esforço e dedicação do CBH-R2R e da Fiocruz (LAPSA), o convênio foi finalmente publicado no Diário Oficial. O próximo passo é a realização de uma reunião para planejamento das ações. E, a partir daí, iniciar as atividades do Projeto que serão conduzidas pelos técnicos do LAPSA/Fiocruz com o apoio da secretaria executiva do Comitê.
O Comitê está muito animado com esta iniciativa por se tratar de um programa de educação ambiental que tem um prazo médio de execução, o que proporcionará um processo de educação realmente eficaz com a mudança do comportamento dos participantes.
A expectativa do CBH é que os participantes do projeto nas comunidades sejam a verdadeira ferramenta de monitoramento, vigiando-os e verificando as melhoras e pioras dos rios. Enfim, transformar a comunidade, fazendo com que elas se apropriem dos rios de sua região.
O CBH-R2R está agora planejando um evento virtual de lançamento do Projeto onde serão realizadas exposições mais detalhadas do trabalho a ser realizado na região. O evento provavelmente ocorrerá ainda neste mês ou no mês de maio.