Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Visitas a escolas públicas marcaram o Dia D das inscrições para a 13ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), na quarta-feira (06/10). A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dani Monteiro (PSol) e o diretor do projeto, Wanderson Nogueira, estiveram no Colégio Agrícola Rei Alberto I, em Nova Friburgo, e na Escola Estadual Aydano de Almeida, em Nilópolis. O objetivo foi divulgar a iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e da Secretaria de Estado de Educação, que oferece a jovens lideranças a oportunidade de vivenciar a experiência do Parlamento.
Dani, aos 27 anos, é a deputada mais jovem da Alerj. A parlamentar visitou a escola Estadual Aydano de Almeida, em Nilópolis. “Foi maravilhoso trocar ideia com essa juventude tão potente e cheia de disposição para transformar a política institucional”, afirmou a deputada.
A equipe conversou também com alunos do Colégio Agrícola Rei Alberto I, uma escola de alternância, em que os alunos, além do ensino normal, estudam matérias de agricultura e meio ambiente.
“Os jovens aqui aprendem a plantar, cuidam de animais e levam esse conhecimento para casa na ajuda aos pais na lida com a agricultura“, explicou Wanderson.
O Parlamento Juvenil é um programa da Alerj que simula a atuação de um Parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria, que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.
As inscrições para o Parlamento Juvenil vão até o dia 17 de outubro. Podem participar alunos do 1º ou 2º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, com idade entre 15 e 18 anos completos (nascidos entre 30/04/2003 e 24/04/2007). É preciso estar regularmente matriculado na rede Secretaria de Estado de Educação durante todas as etapas do projeto. Para ser eleitor, basta ser aluno do 8º ano em diante. As inscrições ocorrem no próprio site do projeto.