Paróquias da Diocese de Nova Friburgo celebram São Pedro e São Paulo

As comunidades dedicadas a São Pedro e São Paulo estão em festa. Para celebrar o dia destes grandes baluartes da fé católica, 29 de junho, as paróquias realizarão as celebrações demonstrando sua fé e devoção aos santos Apóstolos. Neste dia, às 19h30, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a Santa Missa na Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Nova Friburgo.

Em 2021, os festejos poderão ser realizados com a presença dos fiéis no templo, mas sem aglomerações, seguindo as restrições necessárias para a não disseminação do coronavírus. As paróquias realizarão a transmissão AO VIVO das celebrações. Abaixo confira como serão as programações em Nova Friburgo, Macaé e Santa Maria Madalena.

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras (Nova Friburgo)

Para celebrar São Pedro e São Paulo a Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, situada em Duas Pedras – Nova Friburgo, inicia os festejos nesta segunda-feira (28/6). Nesta noite, às 19h, haverá Missa da Vigília dos Apóstolos Pedro e Paulo. No dia dos padroeiros (29/6), a programação começará cedo. Haverá Missa às 8h30, com a bênção das chaves, e às 17h30. Mais tarde, às 19h30, a Santa Missa será presidida pelo Bispo Diocesano. Na terça-feira (30/6), haverá a oração do Terço da Família, às 19h.

A programação continua em 2 de julho, com a Santa Missa e bênção do Santíssimo Sacramento, às 18h. No domingo (4/7), Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e Dia do Papa, as Santas Missas serão realizadas às 8h e 18h, com bênção das chaves. Neste dia, às 14h, acontecerá a peregrinação com o carro andor dos padroeiros pelas ruas dos bairros Vila Nova e Duas Pedras, com entrega de uma oração/lembrança.

Para participar das celebrações é necessário o agendamento pelo telefone: (22) 2522-3132, ou direto na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Paróquia São Paulo Apóstolo – Macaé

A comunidade macaense celebrará São Paulo Apóstolo a partir de 1º de julho, quando terá início o Tríduo festivo, às 19h. O Tríduo prossegue pelos dias 2/7, com celebração às 19h; e 3/7, com a Missa, às 18h. Nestes dias haverá Quermesse após a celebração. Na Solenidade de São Paulo Apóstolo (4/7), às 8h, haverá Santa Missa, seguida de carreata pelas ruas da comunidade; às 11h, terá início a venda do tradicional Feijão Tropeiro (Delivery); e, às 18h, Santa Missa. Informações pelo telefone: (22) 2020-9079.

Paróquia São Pedro – Triunfo

A comunidade de Triunfo, em Santa Maria Madalena, já celebra o seu padroeiro: São Pedro. Os festejos tiveram início em 20/6, com o novenário. Em 28/6, último dia da novena, haverá o translado do Mastro São Pedro, às 18h, seguido de Santa Missa, às 19h. No dia de São Pedro (29/6), a programação começa bem cedo. Às 6h, tradicional Alvorada; às 10h e às 18h, Santa Missa; às 19h, translado com o andor de São Pedro pelas ruas da comunidade a tradicional bênção de São Pedro, pedindo a intercessão pelo fim da pandemia. Encerrando a noite acontecerá a tradicional Queima de Fogos. Informações pelo telefone: (22) 2561-2019.

Sobre São Pedro e São Paulo

Os mártires Pedro e Paulo foram os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva. Pedro, era um pescador. Seu nome era Simão, quando o próprio Cristo o chama para segui-lo e depois, conforme narra o Evangelho de Mateus, Jesus muda seu nome, lhe confiando a liderança de sua Igreja. “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16,18). Pedro chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão, mas o Senhor o confirmou na fé após sua ressurreição. Pedro escreveu duas Epístolas. Foi martirizado, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, ou seja, o primeiro Papa. Costumeiramente no dia dedicado a ele é realizada a bênção das chaves, por ser Pedro considerado o guardião das chaves do céu, autoridade dada a ele por Cristo, conforme narra o Evangelho de Mateus. “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 19).

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo, foi perseguidor dos cristãos, inclusive responsável pela morte de muitos deles. Sua conversão aconteceu no caminho de Damasco, quando o Cristo ressuscitado lhe apareceu e o chamou para a missão. Escreveu 13 epístolas e fundou diversas comunidades. Foi perseguido e martirizado, sofrendo morte por decapitação.

Ver anterior

“Festa dos Carecas”, por Celso Frauches

Ver próximo

Vacinação e auxílio estadual SuperaRJ para retomar a vida com saúde

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!