Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena, começa a atrair turistas

Imagem: Letícia Lütke Riski

 

O Parque Estadual do Desengano (PED), importante Unidade de Conservação estadual no Rio de Janeiro, já está atraindo novos visitantes neste ano de 2023. Localizado em Santa Maria Madalena, o parque é considerado o último remanescente florestal contínuo presente na região Norte Fluminense. Além de uma vasta natureza, o local impressiona pela qualidade do céu para a observação de corpos celestes.

Em 2021, a atração recebeu o título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina, expedido pela Dark-Sky Association (IDA). A certificação internacional foi concedida pelo parque abrigar uma área de excepcional qualidade para observação de noites estreladas e cumprir rigorosamente o controle da poluição luminosa provocada pela iluminação artificial. A iniciativa também vem protegendo e fomentando a realização de atividades de pesquisa e turismo no campo da Astronomia.

A geografia do Parque do Desengano é uma das características que também ajuda a melhorar a visibilidade noturna no local. O PED se estende por montanhas, vales, florestas e campos e está em uma altitude que varia entre 600 e 1.671 metros. No local, as montanhas também formam uma espécie de escudo, que protege o parque da luz das cidades.

De acordo com o astrônomo Daniel Mello, a atração se destaca em relação a diferentes outras cidades do país: “no Desengano é possível avistar cerca de três mil estrelas durante o ano. Já nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo apenas 150 (..) Ou seja, apenas 5% do céu estrelado que temos no Desengano — disse o astrônomo, em entrevista ao jornal O Globo.

O gestor do parque, Carlos Dário de Castro Moreira, também enfatiza a beleza do local e sua importância turística. Segundo ele, a observação das estrelas, além de permitir uma viagem à história, também dá esperança para o desenvolvimento sustentável da região. O profissional também ressalta que a iniciativa vem mostrando a grande capacidade de geração de renda das unidades de conservação no país.

 

Parque Estadual do Desengano é considerado o primeiro parque de céu escuro certificado da América Latina. Imagem: Samir Mansur.
Parque Estadual do Desengano é considerado o primeiro parque de céu escuro certificado da América Latina. Imagem: Samir Mansur.

Ver anterior

DER-RJ e Polícia Militar realizam operações em rodovias estaduais durante a Páscoa

Ver próximo

Os homens mais ricos do Brasil

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!