Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Percurso terá oito quilômetros
Este ano, a tradicional Passeata de Bicicletas do Dia do Trabalhador, realizada em 1º de maio, em Cantagalo, voltará ao seu percurso original, de cerca de oito quilômetros (ida e volta), do Centro da cidade até o trevo de Aldeia, na RJ-160 e parte da RJ-152 (existe um trecho comum das duas rodovias). Há cerca de quatro anos, o passeio deixou de ser feito até Aldeia devido às obras de alargamento e reforma da pista. “Este ano, decidimos retornar às origens, pois o grande sucesso da passeata é a ida até o trevo de Aldeia. Isto, inclusive, até atrai um número bem maior de inscritos”, declarou a secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, acrescentando que, este ano, a Secretaria de Educação organiza o evento em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
A passeata, que está completando 32 anos, abre as inscrições na próxima sexta-feira, dia 22 de abril. Os interessados podem se inscrever na Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias (Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, s/nº – Centro), no prédio do antigo Colégio Cenecista, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. É necessário levar 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão repassados à Secretaria de Assistência Social, que os distribuirá a famílias carentes ou instituições de caridade. Segundo a Secretaria de Educação, quem fizer sua inscrição na biblioteca, com antecedência, ganhará duas senhas (números) para concorrer aos sorteios de vários brindes ofertados pelo comércio local e de duas bicicletas no dia 1º de maio, dia do evento.
A largada será a partir das 8 horas, na Praça Miguel de Carvalho (praça da rodoviária municipal). Como todos os anos, além de sorteio de brindes e de bicicletas, haverá premiação em troféus para os ciclistas mais experiente e mais jovem, além da bicicleta melhor ornamentada. A expectativa é de que participem cerca de 700 ciclistas. “É importante lembrar, apesar de ser um evento tradicional na região, que não se trata de uma competição, mas de um passeio, como acontece todos os anos”, lembra a secretária de Cultura, Darlene Machado.
Na chegada ao trevo de Aldeia, haverá uma parada de 15 minutos para recuperação das energias, onde também será ofertada água aos participantes. No retorno ao Centro da cidade, onde ocorrerão os sorteios dos brindes e a premiação, os ciclistas também receberão, gratuitamente, um lanche.