Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Oriunda da área da assistência social, a prefeita Michelle Bianchini foi enfática em seu discurso e abordou o tema com precisão
A cada ano as cidades do país realizam, em 18 de maio, dezenas de mobilizações relacionadas ao ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. Os eventos fazem alusão ao crime bárbaro ocorrido em Vitória, no Espírito Santo, quando a menina Araceli foi raptada, estuprada e morta covardemente aos oito anos, num caso de repercussão nacional que até hoje comove a sociedade.
Como tem ocorrido ultimamente em Macuco, centenas de munícipes de todas as idades, entre estudantes, professores, personalidades públicas e privadas aderiram à Passeata ‘Faça Bonito’, nesta quinta-feira, numa movimentação marcante cuja meta é continuar alertando todas as classes sociais sobre a indispensável defesa e respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes, considerando que é uma obrigação de todos zelar pela segurança e proteção dos nossos menores para que eles tenham sempre resguardadas sua dignidade e segurança e não carreguem nenhum tipo de trauma.
Idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a caminhada pacífica, ordeira, bem coordenada e organizada com riqueza de detalhes teve alunos empunhando cartazes e faixas ilustrando com fidelidade a caminhada dos manifestantes, que num ‘grito uníssono’ clamaram pela conscientização da população. Educandários das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino foram a maioria, embora fossem notados integrantes da terceira idade e autoridades que compõem os poderes Executivo e Legislativo de Macuco.
O ponto culminante da manifestação aconteceu nas imediações da Cooperativa de Macuco, onde uma concentração maciça de macuquenses chamou a atenção, com destaque para os pronunciamentos da prefeita Michelle Bianchini; dos secretários de Governo e Desenvolvimento Social, João Vitor Pontes e Madalena Bard, respectivamente; do presidente da Câmara, Marcelo Mansur; e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tatiane Fernandes. Também marcaram presença conselheiros tutelares, secretários municipais e os vereadores Bruno Miranda, Diogo Latini e Felipe Carvalho.
“Estamos vivenciando algo que Macuco realmente precisa: nossa união em busca de dias cada vez melhores. Hoje, particularmente, exibindo de forma clara que todos nós devemos nos engajar com responsabilidade e comprometimento para defender nossas crianças e adolescentes, os orientando e denunciando quaisquer tipos de abuso. Cuidar deles constantemente é ter a certeza de fazermos a nossa parte”, enfatizou a prefeita Michelle Bianchini em seu discurso, acompanhado pela equipe da TV Regional.
Antes do final do evento, a secretária de Envelhecimento Saudável, Margareth Anselmo, fez uma performance ilustrando como deve ser o comportamento de crianças visando não sofrerem abusos.
Fotos: Rodrigo Cuco