Patrimônios culturais e arquitetônicos serão monitorados por satélite

Patrimônios culturais, arquitetônicos e sociais fluminenses serão monitorados por satélites. O anúncio foi feito na quinta-feira (11/11), pelo governador Cláudio Castro, em reunião realizada com a vice-ministra da Cultura da Itália, Lucia Borgonzoni, em Roma. A ação conjunta tem como foco equipamentos de comunidades carentes.

Preservar os nossos patrimônios históricos é uma preocupação. Por isso, o acordo assinado hoje com o governo da Itália vai ser essencial. Vamos proteger os bens culturais de mudanças climáticas e da degradação urbana e ambiental, que podem levar à perda dessa herança histórica – afirmou Cláudio Castro.

O acordo prevê, além da segurança do bem cultural, a realização de atividades conjuntas para desenvolvimento de empreendimentos, formação profissional e aquisição de novas tecnologias.

A parceria inclui o apoio a jovens em setores como arte, arquitetura, design e curadoria, com destaque para práticas artísticas sustentáveis ligadas a processos de regeneração de espaços em desuso e áreas carentes. Todos os projetos e ações serão realizados por meio de intercâmbio entre os governos.

A ideia é usar tecnologias de monitoramento de múltiplos sistemas por satélite do patrimônio cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – disse a vice-ministra da Cultura.

Os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, também participaram da visita.

Ver anterior

Festival de Poesias da Feira Literária de Macuco

Ver próximo

RJ 116 deve receber 90 mil veículos no Feriado de Proclamação da República

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!