Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A conferência estadual mobilizou mais de dez mil filiados de 76 municípios – o estado do Rio é composto por 92 municípios -, que debateram a realidade e as perspectivas do estado e de cada município, com destaque para o projeto eleitoral de 2012.
Seguindo a orientação nacional, o partido, no Rio de Janeiro, que vem crescendo sua influência no movimento social, coloca o desafio de crescer eleitoralmente, apresentando 18 pré-candidaturas de prefeito e chapa de vereadores em quase todo o estado do Rio.
O projeto do PCdoB para Cordeiro, por exemplo, é lançar Leandro da Autoescola ao cargo de prefeito, e uma nominata de candidatos a vereador para o pleito eleitoral do ano que vem.
Leandro da Autoescola participou da 17ª Conferência do PCdoB, quando participou ativamente das decisões do partido, estreitando futuras alianças para sua caminhada em 2012. “Posso afirmar que estou muito à vontade no PCdoB e, no que depender da executiva estadual, nossa caminhada crescerá ainda mais”, afirma Leandro da Autoescola.
O ato contou com a presença de diversas personalidades sociais do mundo político. Enviaram representantes partidos como PMDB, PDT, PRB, PT, PSB, PPL e PRB. O deputado federal Edson Santos (PT) declarou toda sua solidariedade ao ex-ministro Orlando Silva. Já o deputado federal Glauber Braga (PSB) disse que sua presença tinha uma motivação especial, afirmando que o momento serve para unir o PCdoB e toda a esquerda democrática.
O presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), também demonstrou sua confiança no ex-ministro Orlando Silva e disse que o PCdoB não tem nada a temer e que o governo Dilma não pode recuar. “O PMDB tem orgulho de ter o PCdoB como um aliado no Rio de Janeiro”, disse Picciani durante o evento.