Peça teatral “Momentos” será apresentada no Sesc de Nova Friburgo no dia 30 de junho

O espetáculo gratuito faz parte da Mostra Regional de Artes Cênicas do Sesc RJ e texto fala de mulheres, acima dos 50 anos de idade, que viveram momentos que refletem hoje no comportamento da nova geração.

A Trupe Teatral Cômicos Anônimos sobe ao palco do Sesc de Nova Friburgo no dia 30 de junho (quinta-feira), às 19 horas, com a peça “Momentos”. O trabalho faz parte da Mostra Regional de Artes Cênicas promovida pelo Sesc RJ e traz um tema atual: questões passadas por mulheres acima dos 50 anos de idade, que refletem no comportamento da nova geração.

Peça teatral “Momentos” será apresentada no Sesc de Nova Friburgo no dia 30 de junho
Daniela Santi (diretora, autora do texto e em cena)

O texto, de autoria da atriz e diretora teatral Daniela Santi, fala de quatro amigas, que se encontram em uma situação inusitada. Depois de tanto tempo sem se ver, relembram histórias, algumas até engraçadas, trocam confidências e esclarecem algumas rusgas do passado.

Com prosa e poesia, as atrizes em cena Daniela Santi, Nivea Semprini, Scheila Santiago e Verônica Bello expõem as almas femininas de suas personagens, revelando vivências de dor e felicidade; falam sobre sensualidade e sexualidade, do preconceito que ainda nega esse direito às mulheres maduras.

Como artista colaboradora da encenação, o Sesc RJ convidou a atriz, diretora e produtora Ana Paula Abreu. E por ser a música também um importante elemento nas montagens teatrais, Daniela Santi convidou o músico e integrante da trupe, Jéferson Cunha, para tocar ao vivo as melodias e sons que criou especialmente para a peça, que tem duração aproximada de 50 minutos, reunindo 15 momentos diferentes, um espetáculo indicado para pessoas a partir dos 16 anos.

Peça teatral “Momentos” será apresentada no Sesc de Nova Friburgo no dia 30 de junhoSegundo Daniela, “a peça pretende mostrar que a vida passa rápido demais e como é importante ter na memória momentos vividos em épocas diferentes. É o que vivemos ontem que se transforma no que é vivido hoje. Voltar ao passado, para quem tem mais de 50 anos, é uma boa reflexão sobre uma época frutífera, que a nossa geração representa uma mudança na história quando o assunto é preconceito, libertação sexual e luta pelo prazer”. E acrescenta: “é uma provocação aos jovens, em especial, para conhecerem como surgiram muitos dos direitos que são usufruídos hoje. Nossa geração viveu a ditadura na pele e essa ‘época ruim’ perdurou até os anos 80”.

A peça “Momentos” foi criada durante a pandemia, em formato online, e recentemente adaptada para palco italiano ou semi arena. Com entrada franca, a classificação etária indicativa é de 16 anos, e a trupe recomenda ao público o uso de máscara durante os a apresentação. Os ingressos gratuitos já estão disponíveis no Sesc de Nova Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro – próximo ao bairro Duas Pedras).

Ficha Técnica

  • Texto – Daniela Santi
  • Atrizes/Personagens

Peça teatral “Momentos” será apresentada no Sesc de Nova Friburgo no dia 30 de junhoHelena Beirute (Lena), interpretada por Daniela Santi, é filha de família de classe média, nascida em Rio Raso (SP), e desde cedo teve inclinação para o social e a política. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez faculdade de Sociologia e se envolveu em movimentos estudantis universitários. Nunca se casou, e nem teve filhos, mas se relacionou com muitos homens, que ela chamava de “meus amantes”. Sempre foi a líder da turma das 4 amigas, na adolescência.

Isabel de Monteparnese (Bel), interpretada por Nivea Semprini, nasceu em São Paulo, capital. Filha de industrial e psicóloga, foi rica até que seu pai fez um mau negócio. Mudou-se para Rio Raso na adolescência, casou-se três (3) vezes, com homens de posses, que faleceram, e passou a viver das heranças. Morou com Lena no Rio de Janeiro na época da faculdade e a acompanhava nas “aventuras” políticas.
Os poemas “Escolhas” e “Retalhos” são de autoria da atriz.

Miranda Gurgel (Mira), interpretada por Scheila Santiago, nasceu em Rio Raso (SP). Filha de família de origem humilde, sempre batalhou na vida. Casada com seu primeiro marido, mudou-se para a capital, onde cursou a faculdade de Enfermagem. Não aguentando o machismo e a competição do marido, se separou, voltou à Rio Raso, foi trabalhar na Santa Casa e se tornou a Enfermeira chefe. É mãe de gêmeos.
Os poemas “Aos 40” e “O quarto” são de autoria da atriz.

– Tereza Andrada (Teca), interpretada por Verônica Bello, nasceu e foi criada em Rio Raso (SP). Filha de professores, sempre viveu com os livros ao seu lado. Formou-se em Letras, tornou-se poeta e escritora. Tem livros publicados, viaja ao exterior para congressos e lançamentos de seus livros traduzidos; tornou-se uma pessoa pública e frequenta rodas intelectuais do Rio de Janeiro, onde reside, e de São Paulo. Casou-se e não teve filhos.

  • Artista colaborador – Ana Paula Abreu
  • Assistente de Direção, de Produção e Apoio Logístico – Leonardo Verly
  • Assessoria de Imprensa e Divulgação – Scheila Santiago
  • Cenário e letra da música Momentos – Daniela Santi
  • Designer e Operação de Luz – Leonardo Verly
  • Direção Geral e Produção – Daniela Santi
  • Figurinos – Nívea Semprini
  • Fotografia – Leonardo Verly
  • Músico e Compositor – Jeferson Cunha
  • Visagismo – Verônica Bello

Serviço

  • Mostra Regional de Artes Cênicas do SESC
  • Peça Teatral “Momentos” com a Trupe Teatral Cômicos Anônimos
  • 30 de junho (quinta-feira) às 19h30 – Sesc Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro)
  • Entrada franca – Classificação etária indicativa: 16 anos. A Trupe Teatral Cômicos Anônimos recomenda o uso de máscara durante a apresentação.

Ver anterior

Duas Barras assina termo de compromisso para a construção de laboratórios de iniciação científica no município

Ver próximo

Moradores de Barra dos Passos, Retiro e Visconde recebem treinamento sobre massa de pão caseiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!