Em um cenário onde a preservação do meio ambiente ganha vida, o espetáculo “Cuidando das Águas do Rio” chegou a Duas Barras, na Região Serrana, para encantar e educar mais de 1,2 mil alunos da rede pública. Com uma proposta lúdica e envolvente, a peça traz à tona a importância do saneamento básico de forma divertida e acessível, fazendo com que as crianças se tornem protagonistas na luta por um mundo mais sustentável. A iniciativa é promovida pela Águas do Rio.
A história contada pelos três personagens criados pelo grupo Lona na Lua – Juninho, Juliana e Francisco – vem percorrendo 12 cidades do estado, todas atendidas pela empresa e sempre de forma gratuita. A peça tem linguagem descontraída e muita música, além da presença de uma intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
As quatro apresentações em Duas Barras foram realizadas em ginásios municipais do distrito-sede e do distrito de Monnerat e tiveram o apoio da Secretaria de Educação local. A próxima parada do grupo acontecerá em Cantagalo, ainda neste mês.
“O aprendizado não pode estar restrito às salas de aula, e essa peça proporcionou muitos conhecimentos às nossas crianças. Agradeço a oportunidade dada pela concessionária, pois foram apresentações lindas”, disse o secretário de Educação de Duas Barras, Roger Azevedo.
Aluno do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ex-Combatente Amâncio Pinto, Lucas Araújo disse que se divertiu durante a apresentação, especialmente quando interagiu com a trupe em cima do palco.
“Eu gostei muito de ajudar a limpar o rio durante a peça. Agora, sei que não podemos jogar lixo em qualquer lugar, porque isso polui e traz consequências ruins para nós”, afirmou.
O projeto é patrocinado pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de ser uma realização da Associação Cultural Lona na Lua, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.