Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça para exercer o cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) no biênio de 2014/2016, Pedro Elias Erthal Sanglard tomou posse mês passado, no dia 27 de junho.
Em cerimônia festiva e aberta ao público, realizada no auditório do edifício-sede do MPRJ, o procurador de Justiça prestou compromisso perante os integrantes do Órgão Especial e de uma plateia que reuniu cerca de 200 pessoas, entre familiares do novo corregedor, membros do MP, autoridades e representantes de diversas entidades.
Pedro Elias foi declarado oficialmente empossado pelo procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, que presidiu a cerimônia. Em seu discurso, o novo corregedor-geral disse que irá colaborar com a administração no intuito de implementar propostas de aperfeiçoamento à instituição.
– Decidi me candidatar, porque achei que seria o momento certo para colocar minha experiência, adquirida ao longo de 28 anos de carreira, e sempre participando de nossas questões institucionais, a serviço de uma corregedoria independente e pedagógica, que fortaleça o nosso MP e forme verdadeiros promotores de Justiça. Como corregedor, seguirei os princípios da legalidade, impessoalidade, transparência, moralidade e austeridade, respeitando todos os colegas – afirmou Pedro Elias, em tom emocionado.
Ele parabenizou o trabalho da ex-corregedora, Maria Cristina Menezes de Azevedo, que exerceu o cargo nos biênios 2010/2012 e 2012/2014. Revelou que manteve a maioria dos colaboradores da gestão anterior e apresentou sua equipe, formada pelos procuradores de Justiça Dennis Aceti Brasil Ferreira e Márcia Álvares Pires Rodrigues, novos subcorregedores-gerais, além dos promotores de Justiça David Francisco de Faria, Leônidas Filippone Farrulla Júnior, Maria Cristina Kubitschek Cançado da Rocha Vianna Menezes, Roberto Góes Vieira, Gabriela Brandt de Oliveira e Renata Pereira de Souza da Graça Mello, que prestarão assessoramento ao novo corregedor.
O procurador-geral de Justiça desejou a Pedro Elias e sua equipe uma profícua gestão. “Tenho certeza de que a Corregedoria, sob o comando de seu novo chefe, saberá enfrentar, com denodo e serenidade, os desafios do próximo biênio. Conte sempre com o apoio irrestrito da Procuradoria-Geral”, disse Marfan, que também parabenizou a ex-corregedora Maria Cristina Menezes pelo trabalho realizado nos últimos quatro anos.
Chamada a se pronunciar, Maria Cristina Menezes de Azevedo comparou a função de corregedor à de um pai. “Orientamos, tentamos estar ao lado nos momentos difíceis e, também, nos bons momentos, mas, às vezes, temos que punir. Pedro Elias demonstra que é um pai responsável e presente. Acredito que será um corregedor com o mesmo perfil. Conte com o meu apoio, assim como contei com o apoio de todos nesses últimos quatro anos”, afirmou a procuradora.