Pedro Osmar: de Aperibé para Friburgo, nasceu um grande comunicador

Filho do senhor José David Rola e de dona Alvina Magalhães, Pedro Osmar nasceu em 1º de agosto de 1949, em Aperibé, então distrito de Santo Antônio de Pádua, na região noroeste do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sempre muito falante e brincalhão, seu divertimento predileto na infância era “pregar peças” em sua mãe.

Aos 16 anos, já buscando e idealizando que o rádio seria o seu futuro, decidiu tentar a vida em Nova Friburgo, onde contou com a ajuda de muitos amigos. O seu primeiro emprego foi com o senhor Alberto Krämer (da antiga fábrica de Doces Tajuara). E depois ainda, o tradicional comerciante de calçados, Sr Mário Mastrangelo. Morou no bairro Olaria, com alguns amigos; antes, trabalhou como auxiliar de pedreiro na construção do edifício Itália e também com o locutor e radialista Mário Thurler.

O Show do Pedro Osmar completa 25 anos na Nova Friburgo FM com grande sucesso
O Show do Pedro Osmar completa 25 anos na Nova Friburgo FM com grande sucesso

Nos intervalos do almoço de sua época como servente nas obras, Pedro surpreendia os amigos: ele tinha o hábito de ler as notícias dos jornais em voz alta, até que um dia impressionou o encarregado com sua voz portentosa. Mas foi o radialista e amigo, Humberto Marchon Fontão, o Betito, quem lhe deu a primeira oportunidade, na então ‘Revista da Semana’. Era 21 de junho de 1969 – marco então dos seus 53 anos de rádio, a serem completados neste 2022.

Começava sua jornada na então Rádio Sociedade de Friburgo aos 19 anos e, aos 24, já era considerado o “Rei dos Boleros”, no programa noturno ‘Música para a juventude’. Desde então, não parou mais. Em 1984, se afastou das noites boêmias, entrando para os Alcoólicos Anônimos e 12 anos depois, abandonou definitivamente o cigarro.

Atuou como colunista do jornal A Voz da Serra, escreveu muitas matérias, inclusive policiais. Sempre atento à vontade de seus ouvintes (que se tornaram amigos), Pedro Osmar também já participou de muitos atos públicos e políticos, com isso, conquistando cada vez mais a audiência de seu público fiel e cativo.

Hoje, já tendo atravessado suas mais de sete décadas de vida, pai de Mirela, Kyscilla, Keterson, Pedro Henrique e João Paulo, e avô de Isabella, 14 anos, Ester, de três e do caçula Isaac, que nasceu em dezembro passado (além de Emanuel, de 8 anos e Maria, de 2 anos), Pedro Osmar comemora neste dia 10 de março – não somente os 25 anos ininterruptos de seu programa ‘O Show do Pedro Osmar’, pela rádio Nova Friburgo FM 107.5 – mas sim os seus mais de 50 anos de relevantes serviços prestados, através do rádio, que são também as cinco décadas de amor e imensa dedicação a Nova Friburgo, cidade que o adotou, ama e ele a adotou também.

Pedro Osmar, mais do que um nome, do rádio e na imprensa do Estado do Rio de Janeiro, um profissional e um homem a serviço dos seus semelhantes.

Ver anterior

Município de Cantagalo comemora 208 anos de história

Ver próximo

Águas do Rio promove mutirão de cadastro na tarifa social em Portela e Laranjais

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!