Pesquisa revela que professores são mais felizes no trabalho do que na vida pessoal

atitudes-excelente-professor

Uma pesquisa que acaba de ser divulgada em parceria entre o Grupo Rabbit, maior consultoria em gestão escolar da América Latina, e a Explora Pesquisas Educacionais, traz dados reveladores sobre o cenário atual de professores brasileiros. O estudo foi realizado com cerca de 5 mil profissionais da educação e concluiu que eles têm maior qualidade de vida no trabalho do que na vida pessoal.

Contendo questões relacionadas a temas como alimentação, qualidade do sono, exposição de telas e propósito, os questionários foram preenchidos por profissionais de escolas particulares de todo o país. A amostragem considerou professores do Berçário e Educação Infantil (54% dos consultados), Ensinos Fundamental I e II (com 41% e 31% dos entrevistados, respectivamente) e Ensino Médio (21%), sendo 84% das pessoas do sexo feminino e 12% do sexo masculino. Além dos professores (71% dos respondentes), também participaram da pesquisa coordenadores, auxiliares, berçaristas e diretores.

Enquanto no ambiente escolar existe maior acolhimento, motivação e desenvolvimento, na vida pessoal os educadores nem sempre encontram equilíbrio”, afirma Christian Coelho, consultor educacional e CEO do Grupo Rabbit. “É importante lembrar que não dá para separar a vida profissional da pessoal, na medida em que as questões particulares impactam diretamente na qualidade do trabalho pedagógico e, assim, na experiência de aprendizagem dos alunos”, complementa.

Problemas com a gestão de tempo

Dentre os motivos da baixa qualidade de vida pessoal dos professores brasileiros estão problemas com a gestão de tempo. Imersos na quantidade de tarefas que precisam desempenhar no dia a dia – cuidar dos filhos, estudar, trabalhar e dar atenção ao parceiro -, esses profissionais apresentam dificuldades em equacionar tais demandas com uma quantidade limitada de espaço na agenda pessoal. Ao todo, 68% dos respondentes alegaram não terem tempo para se dedicarem a hobbies e 55% afirmaram o mesmo sobre o relacionamento com a família e amigos.

Ver anterior

Municípios esperam sanção de projeto que vai liberar R$ 15 bilhões

Ver próximo

GENTE DE EXPRESSÃO – Edição 1704

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!