Pesquisa do Sebrae revela como anda o faturamento dos pequenos negócios

O Sebrae realizou pesquisa com empreendedores do Rio de Janeiro para entender a situação do faturamento das empresas no estado. Em comparação ao ano passado, 24% aumentaram ou permaneceram com o mesmo faturamento. Em contrapartida, 47% tiveram diminuição de receita no mesmo período.

Já em relação ao crédito, nos últimos três meses, 73% das empresas não buscaram empréstimo bancário. Apenas 27% procuraram crédito. Desse percentual, dos que buscaram crédito, 58% não conseguiram, 29% conseguiram essa liberação e 13% aguardam resposta.

Operações de crédito são fundamentais para quem empreende no país. Precisamos de processo de inclusão financeira para promover o desenvolvimento econômico. Os pequenos negócios precisavam e continuam precisando de programas com operações de crédito com prazos de carência maiores e juros mais baixos”, destaca Marcos Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio.

O levantamento mostra que 64% dos pequenos negócios fluminenses encontram-se inadimplentes ou endividados e 36% não possuem empréstimos. A pesquisa também quis saber como as dívidas impactam nos custos mensais da empresa. Para 32% das empresas representam menos de 30% do orçamento. Já para 39% refletem de 30% a 50% das despesas. Para 20% das empresas configuram mais de 50% dos gastos.

 

Operações de crédito

O FAMPE – Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas foi criado pelo Sebrae há mais de 28 anos com intuito de apoiar os pequenos negócios, naquele que é um dos principais obstáculos ao buscar acesso a crédito: a apresentação de garantias. Para que o empreendedor tenha mais oportunidades de conseguir uma linha de crédito, é importante que as informações estejam atualizadas. Na abertura de conta, os empresários precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração do imposto de renda pessoa física. Na análise de crédito, as instituições financeiras vão avaliar se existe alguma informação divergente. Para isso, os documentos exigidos são: contrato social / CCMEI, Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), extrato do Simples Nacional, último Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) com recibo e declaração do faturamento.

De acordo com a sua política de análise de risco de crédito, a instituição financeira poderá solicitar certidões e documentos adicionais. No Estado do Rio de Janeiro, a Caixa Econômica Federal, AGERIO e Sicoob oferecem linhas de crédito com aval do Fampe.

Ver anterior

Caminhada Ecológica em Macuco enfatiza as questões ambientais

Ver próximo

Arraiá do Sesc Nova Friburgo acontece neste fim de semana

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!