‘Plano de saúde foi uma grande conquista’

Célio Figueiredo explica que uma das ações que deram certo foi a criação do ‘Café da Manhã’, que todos os dias recebia convidados, entre eles associados, que poderiam conversar com a instituição, levar sugestões e críticas, além de terem a oportunidade de debater assuntos relevantes para os setores com autoridades e personalidades, como prefeito, secretários municipais, gerentes de bancos, entre outros. “Era um momento muito importante, porque o ‘Café da Manhã’ conseguiu fazer com que a associação se aproximasse mais do associado, criando meios para que ele pudesse participar das nossas decisões, que eram sempre de interesse deles, ou de todos nós”, conta o jornalista, que sempre defendeu a participação de toda diretoria nas decisões.

Durante sua gestão, Figueiredo reuniu a diretoria da Aciacan e lançou outro desafio: transformar o terceiro piso do prédio da entidade em um auditório que também servisse para a instalação de salas montáveis para a realização de cursos profissionalizantes, reuniões, palestras, debates e outros tipos de eventos.

Com apoio total dos membros da diretoria, que aprovou a medida por unanimidade, a Aciacan colocou títulos patrimoniais à venda, de onde seriam conseguidos os recursos para a execução da obra, que também valorizava, ainda mais, o importante patrimônio da associação. A obra foi executada por cerca de R$ 50 mil e, hoje, serve a vários eventos e à Escola Técnica de Confecção, também criada pela Aciacan recentemente.

Célio Figueiredo também lembra que, na sua gestão, a Aciacan promoveu, pela primeira vez, uma pesquisa com o objetivo de levantar a real representatitividade dos setores que representa na economia do município. Foram mais de 500 questionários respondidos. “O trabalho foi coordenador pelo economista Márcio Longo, e, pela primeira vez, tivemos um levantamento de número de lojas comerciais, indústrias e propriedades rurais em Cantagalo”, garante Figueiredo.

O jornalista, o primeiro do setor a assumir a presidência da Associação Comercial, também destaca que procurou contribuir para a atualização dos empresários e comerciantes. Uma das investidas foi um encontro desses segmentos e o então juiz de direito da Comarca, João Luiz Amorim Franco, quando foram debatidos vários pontos do Código de Defesa do Consumidor, principalmente aqueles ligados à negativação de crédito dos clientes através de serviços como o SPC e o Serasa. Do encontro, também participou o promotor de Justiça da época, Walter Oliveira, que destacou o problema dos cheques sem fundo e as formas como o caso é encarado pela Justiça.

Unimed – Uma das grande conquistas da Aciacan foi o plano de saúde da Unimed, assinado em 2001, com a Unimed Nova Friburgo. Hoje, o plano de saúde atende a mais de 500 beneficiários. “Foi um trabalho muito grande da diretoria da Aciacan. A então diretora Maria Elizabeth Farah Purger, a Bebete, lutou muito para conseguir os associados para fazer o plano de saúde, pois tínhamos que conseguir um mínimo para fechar o primeiro contrato. Aliás, a Aciacan foi uma das primeiras associações a conseguir viabilizar o beneficio para seus associados” informa Célio Figueiredo.

Quando a Aciacan completou 70 anos, foi inaugurado o auditório, que, este ano, levou o nome de Maria Elizabeth Farah Purger, que ocupou os cargos de diretora-tesoureira e vice-presidente da associação. Nessas comemorações também foram realizados ciclos de palestras, envolvendo as mulheres empresárias e os filhos dos donos, que já trabalhavam nos negócios de seus pais.

Dois outros fatos também interessantes dessa gestão foram a renovação do convênio com o Sebrae, que há muito tempo funcionava na cidade, mas não estava documentado e a promoção de Natal, com a chegada de Papai Noel de helicóptero no campo do Cantagalo Esporte Clube. “Este evento mobilizou as crianças e marcou a campanha”, conta.

Durante a eleição da presidência da Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro (Faciarj), tivemos a presença dos candidatos a presidente em reuniões na Aciacan, demonstrando o prestígio da entidade. Eles discutiram, com os empresários locais, suas propostas de trabalho caso vencessem as eleições.

Ver anterior

‘Um grande empresário trabalha para toda a sociedade’

Ver próximo

‘Seu Rocha era homem sério, idealista, sonhador’

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!