Plano de trabalho da Rede de Agentes de Desenvolvimento de Trajano tem influência positiva

A criação de uma rede de Agentes de Desenvolvimento em Trajano de Moraes tem facilitado diariamente a interação entre o município e impulsionado de forma correta o desenvolvimento local. A ideia surgiu num diálogo entre o prefeito Rodrigo Viana e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Tiago Pecly a pouco mais de um ano e meio. Prova disso é o aumento da procura e oferta de informações na Sala do Empreendedor na sede do município.

Recentemente o local recebeu a visita de Tiago Schott, analista do Sebrae/RJ. “Tornar-se MEI (microempreendedor individual) é boa alternativa para quem quer legalizar o seu negócio e sair da informalidade. Empresa legalizada passa a ter, por exemplo, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), alvará de funcionamento e acesso a financiamentos bancários e a benefícios sociais, como aposentadoria por idade. Em Trajano estamos conseguindo melhorar muito a vida do comerciante”, explicou o Agente de Desenvolvimento na prefeitura, Jhonny Lage.

Mas atenção, para ter sucesso nos negócios, não basta apenas estar formalizado. “Você precisa se capacitar e buscar conhecimento para poder crescer e ser competitivo. Com o MEI, o empreendedor tem o poder de fazer negócio. O MEI dá empoderamento ao empreendedor, que, legalizado, pode vender para todas as esferas de poder público, do município até o governo federal”, afirmou.

Outra vantagem de emitir nota fiscal, é comprar diretamente de fornecedores e distribuidores, reduzindo custos e aumentando o lucro. Por exemplo: na informalidade, um vendedor de lanches compra seus insumos no mercado, pagando mais caro. Sendo MEI, ele tem acesso diretamente ao fornecedor, podendo comprar os produtos mais em conta, o que aumenta o ganho da sua empresa e assim se torna mais competitivo em preço e qualidade.

“O MEI é o sonho de consumo do empreendedor. É o seu grito de liberdade, pois consegue ser mais competitivo no mercado. E a nota fiscal é a cereja do bolo, pois é uma garantia para empreendedores, fornecedores e consumidores. Em Trajano estamos dando suporte às pessoas que queiram se tornar um MEI. Vale lembrar que a seguridade social é outra vantagem. Você terá direito aos benefícios sociais do governo, como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade, por exemplo. Isso é possível porque você passa a contribuir para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”, concluiu Jhonny Lage.

Ver anterior

Cesar Ladeira: “Os desafios são grandes e são muitos: gerenciar uma cidade com 1.286 funcionários, com os cargos comissionados, com todas as questões e prerrogativas”

Ver próximo

Novo sistema de abastecimento de água leva qualidade de vida aos moradores da comunidade de Vila Feliz

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!