Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Estão abertas as inscrições para os cursos do Planteq (Plano Territorial de Qualificação) em Nova Friburgo. Ao todo, estão sendo oferecidas 45 vagas, divididas entre os cursos de auxiliar administrativo informatizado e costureira de confecção. Pessoas vulneráveis econômica e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas as mais diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, afrodescendentes, índio descendentes, pessoas com deficiência e com mais de 40 anos são o público-alvo do plano.
O Planteq é parte de acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal que oferece, gratuitamente, cursos de formação inicial.
O financiamento é pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As ações do Planteq visam contribuir para a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao tempo em que estabelece uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento.
Para se inscrever no curso de auxiliar administrativo informatizado, o interessado deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso terá três etapas: qualificação social, qualificação profissional, inglês e espanhol e práticas realizadas em notebooks.
Já o curso de costureira exige ensino fundamental (incompleto) e será dividido em três etapas: qualificação social, qualificação profissional e práticas em todas as máquinas.
As inscrições podem ser feitas nos Cras de Olaria, Conselheiro, Campo do Coelho, no Creas, Crem, Centro de Cidadania LGBT e no Sine/Balcão de Empregos.