Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nesta semana, o município de Cantagalo recebeu a equipe técnica do Cemaden-RJ, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, para realizar a manutenção dos equipamentos digitais presentes no município.
Atualmente, Cantagalo conta com três pluviômetros digitais, que são ligados diretamente ao CEMADEN, e ainda mais sete pluviômetros de medição manual. A Defesa Civil de Cantagalo participou desta manutenção com apoio direto a ação realizada.
Os dados coletados são analisados e servem como base para a emissão de avisos de alerta e alarme para as comunidades em áreas de risco através da detecção de elevados índices pluviométricos.
Em princípio, o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período.
Uma importante alteração foi a instalação de um pluviômetro no distrito de Santa Rita da Floresta, permitindo à equipe da Defesa Civil ter, a partir de agora, uma ampla visão dos índices pluviométricos em toda cidade, uma vez que o distrito de Floresta ainda não possuía um equipamento deste tipo.
A manutenção realizada neste período do ano visa preparar os equipamentos para bom atendimento à população cantagalense, principalmente as residentes em áreas de risco, uma vez que estamos em período de poucas chuvas e se aproxima o período do ano com as maiores incidências de níveis pluviométricos elevados.
A população deve sempre estar atenta às previsões do tempo, avisos meteorológicos e alertas emitidos pela Defesa Civil de Cantagalo, em caso de dúvidas ou emergências entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199.