Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No último dia 16 de junho, a poetisa cantagalense Henny Kropf completou 90 anos de idade, comemorados com um almoço na residência dos seus sobrinhos, em Nova Friburgo, ao lado de amigos e familiares. Henny Kropf nasceu em Cantagalo, em 16 de junho de 1922, e tem descendência suíça e alemã.
Aposentada no magistério, onde exerceu todas as funções. Foi diretora da Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias e representante do INL e Febet (ambos sem remuneração).
Pesquisadora do Pró-Memória de Cantagalo, em setembro de 2011 doou 23 trabalhos à Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias, a maior da região em acervo, com mais de 20 mil volumes.
Poetisa, trovadora, escritora e cronista, pertence a 50 entidades culturais e recebeu 134 prêmios em diplomas, medalhas, troféus, além de condecorações pela participação em concursos literários e serviços prestados.
Entre as premiações de Henny Kropf destacam-se a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 1996; Personalidade do Ano, de 1996, da Ordem Internacional de Ciência e Cultura de Brasília (DF); Magnífico dos Magníficos Trovadores do Século XX, do Espírito Santo, em 1997; e o de Láurea Lítero Cultural de Goiás, em 2006, pela edição do ‘Poenísia’, boletim cultural, em circulação pelo Brasil, que divulga o município, autores e vultos cantagalenses, além dos trovadores brasileiros.
Henny Kropf tem trabalhos divulgados em 60 antologias, nos livros Arco-Íris do Amor, Chuva Lirial de Trovas e em mais de uma centena de órgãos culturais, em rádios e internet.