Polícia Federal e Ministério Público investigam fraudes em licitações no Hospital Raul Sertã

No dia 15 de março, a Polícia Federal deflagrou, em ação conjunta com o Ministério Público Federal, uma operação para desarticular uma organização criminosa acusada de fraudar licitações no Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), na cidade de Nova Friburgo.

Na ação, participaram cerca de 57 policiais federais, que cumpriram três mandados de busca e apreensão no município do Rio de Janeiro, dez em Nova Friburgo e um na cidade de Duas Barras. A investigação também teve o apoio de oito auditores fiscais da Receita Federal. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Nova Friburgo, a pedido do MPF local.

No decorrer da investigação, que começou em 2017, ficou claro que houve fraude nas contratações de fornecimento das refeições servidas no hospital. Por meio de um esquema ilícito estruturado dentro da prefeitura de Nova Friburgo, foram forjadas justificativas falsas para a dispensa de licitação. Segundo a operação, a conduta tinha como objetivo realizar sempre a contratação dos mesmos empresários que faziam parte do conluio criminoso.

Em nota divulgada pela Receita Federal, consta ainda que as apurações envolvem em tese os crimes de corrupção passiva de servidores públicos e de agentes políticos, corrupção ativa, associação criminosa e desvio. A partir de todas as denúncias efetuadas, agora os investigados poderão apresentar as suas defesas para apreciação do Poder Judiciário Federal e suas sucessivas cortes recursais.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Ver anterior

Encontro debateu os principais desafios da proteção e defesa dos pets

Ver próximo

Águas do Rio realiza substituição de 180m de rede no bairro Sumaré, em Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!