Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 27 de abril, os cursos de Licenciatura oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, no Polo Regional/UAB Cantagalo (Licenciatura em História, Matemática e Pedagogia) participaram da Semana da Educação do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.
A diretora do Polo, a professora Geane Carvalho Quindeler Siqueira, iniciou a conversa com os alunos do Curso Normal. Como uma versão da III Feira de Profissões, explicou o funcionamento do Consórcio Cederj, a importância do Polo Regional Cantagalo, as formas de ingresso ao Ensino Superior e a divulgação do Vestibular.
O curso de Licenciatura em Pedagogia, dentro da proposta Pedagogia em Movimento, representado pela tutora coordenadora, professora Joseane Vieira Pinho Mattos, pelos tutores presenciais, professores Ricardo de Aguiar Ventura e Meire Lane da Costa Vianna e pelas alunas Ana Cecilia de Almeida Weber e Samara Marques Bittencourt, apresentou informações valiosas sobre o curso semipresencial na modalidade da educação a distância, sobre o material didático, o ambiente virtual de aprendizagem, as tutorias presenciais e outros assuntos do interesse dos alunos participantes.
Foram apresentadas também as várias possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não formais de ensino, como em empresas e organizações não governamentais (ONGs), em hospitais, na promotoria e na defensoria pública, em penitenciárias, na delegacia legal, entre outras diversas áreas.
A professora tutora-coordenadora das disciplinas pedagógicas dos Cursos de História e Matemática, Rita Luzie da Conceição Paulino, participou, explicando a importância das disciplinas pedagógicas específicas e comuns aos dois cursos que, em suas matrizes curriculares, são as responsáveis por fornecer aos futuros discentes a “licença para lecionar”, capacitando os futuros docentes para ensinar Matemática e História em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, proporcionando uma formação completa e abrangente aos futuros professores.
As áreas de atuação dos docentes graduados em Matemática e História são bem abrangentes. Na educação básica, os licenciados em Matemática e História podem lecionar em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, bem como em cursos preparatórios pré Enem e para vestibulares, ensinando os conteúdos específicos para os alunos. Após realizarem especializações em suas áreas de Formação (Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado) podem lecionar também no Ensino Superior.
Além da parte de licenciatura, estes cursos oferecem variados campos de trabalho, como em instituições bancárias, como contadores, consultores em empresas, elaboradores de materiais didáticos e questões para concursos; guias de turismo, história, arquitetura, urbanismo e museologia. Podem ainda trabalhar em órgãos de cultura, museus, em cargos administrativos ou organizando exposições e fazendo a gestão do acervo. Também podem atuar realizando pesquisas acadêmicas ou de empresas, serem analistas ou colunistas de meios de comunicação, gerir documentos e coleções e aturem como consultores de produções culturais.
Os alunos demonstraram muito interesse durante todo evento. No final da apresentação, ficaram encantados com as várias possibilidades de atuação oferecidas por cada curso, não se limitando às salas de aula.
Para quem estiver interessado, as inscrições do vestibular 2023-2 do CEDERJ ainda estão abertas, tendo sido prorrogadas até o dia 14 de maio.