Polo Cederj/UAB Cantagalo recebe alunos de Ensino Médio para visitação

Polo Cederj/UAB Cantagalo recebe alunos de Ensino Médio para visitação

O Polo Cederj/UAB Cantagalo realizou a segunda edição do projeto “Polo Cederj/UAB Cantagalo abre suas portas para visitação”, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Neste período, o Polo convida alunos do último ano de ensino médio, dos colégios da região, para conhecerem sua sede e os cursos oferecidos.

O projeto “Polo Cederj/UAB Cantagalo abre suas portas para visitação” tem como objetivo divulgar os cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), no polo da cidade de Cantagalo, através de visitas técnicas guiadas pela diretora do polo, Geane Carvalho Quindeler, pelos tutores-coordenadores e alguns tutores presenciais que compõem a equipe técnico-pedagógica do polo/unidades Cederj.

 

A diretora do Polo, Geane Quindeler, recepcionou os alunos que vieram para a visita
A diretora do Polo, Geane Quindeler, recepcionou os alunos que vieram para a visita

 

No Polo Cantagalo, são ofertados os cursos de: Engenharia de Produção (UFF), Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF), Licenciatura em História (UNIRIO), Licenciatura em Matemática (UFF), Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO) e Bacharelado em Administração (UFRRJ).

As visitas foram divulgadas, via e-mail e WhatsApp, para os diretores das escolas públicas de Cantagalo e região. Nesta segunda edição do projeto, participaram o Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo, de Euclidelândia, o Colégio Estadual João de Abreu Júnior, de Boa Sorte, e o Colégio Estadual Professor João Brasil, de São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim. Ainda mais uma visita será feita, no dia 7 de novembro, onde alunos do CIEP 511 Professora Alaide Araujo Storck Mellor Marques, de Monnerat, distrito de Duas Barras, são aguardados.

 

Uma das etapas da visitação é conhecer o Centro de Memória e Documentação do curso de História, que funciona no polo
Uma das etapas da visitação é conhecer o Centro de Memória e Documentação do curso de História, que funciona no polo

 

Durante a visita, os jovens participam também de apresentações (palestras, rodas de conversa e mostra de vídeos), nas quais recebem informações de como ingressar em um dos cursos do polo Cantagalo, ou dos demais polos Cederj distribuídos pelo estado do Rio de Janeiro. Além disso, os estudantes podem ver todo o espaço físico do local, conhecendo, por exemplo, os laboratórios de informática, de química e de física, sala de material didático, secretaria, auditório, biblioteca, salas de tutoria e o Centro de Memória.

Outro objetivo da visita foi apresentar as variadas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, atuando na profissão escolhida, após a conclusão de um dos cursos de graduação oferecidos no polo Cantagalo.

 

Em outra etapa, os alunos conhecem o laboratório de Física, dos cursos de Exatas, onde participam de alguns experimentos
Em outra etapa, os alunos conhecem o laboratório de Física, dos cursos de Exatas, onde participam de alguns experimentos

 

É um projeto de extrema importância por possibilitar a continuidade dos estudos a pessoas que não têm tanto acesso de ir para outros lugares distantes”, comentou uma das alunas presentes no evento.

A visitação às instalações do polo universitário buscou não apenas oferecer percepções valiosas sobre diferentes cursos e carreiras, mas também inspirar os visitantes a considerarem o ensino superior como parte de suas futuras possibilidades educacionais.

A visita ao polo Cederj me trouxe boas lembranças, concluí o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em 2012 e, em 2013, ingressei como professora na rede estadual de ensino. Hoje, voltar ao polo com meus alunos foi muito gratificante. E saber que temos essa oportunidade em nosso município, que oferece aos nossos jovens uma educação superior gratuita e de qualidade, é motivo de muito orgulho para uma professora cantagalense”, comentou a professora Fabianna Molin Pacheco, do CE Conde de Nova Friburgo.

 

No fim da visita, os alunos conhecem o Laboratório de Informática e Computação, onde preenchem um formulário de feedback da visita que participaram
No fim da visita, os alunos conhecem o Laboratório de Informática e Computação, onde preenchem um formulário de feedback da visita que participaram

 

Como professor, achei muito interessante e válida a visitação. Os alunos demonstraram interesse e a estrutura e os profissionais do polo são muito bons!“, agradeceu o professor Leonidas Pereira de Araujo Junior, do colégio João de Abreu.

Fiquei muito feliz em perceber que, a partir desta visita, os alunos puderam entender a importância do Consórcio CEDERJ, que oferece cursos superiores por meio das universidades públicas no interior do estado do Rio de Janeiro. Eles ficaram entusiasmados com as oportunidades apresentadas e se sentiram estimulados”, afirmou a diretora do Polo Cederj/UAB Cantagalo, Geane Quindeler.

Por fim, vale mencionar que as inscrições para o Vestibular Cederj 2025.1 já estão abertas, até o dia 24 de novembro.

 

Ver anterior

Peça de teatro leva cuidados ambientais a mais de 1,2 mil alunos da rede pública de Duas Barras

Ver próximo

Bom Jardim e Cordeiro irão implantar projeto de calçadas acessíveis para a população

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!