Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Polo CEDERJ/UAB Cantagalo comemorou 20 anos da implantação das suas atividades, por meio de acordo de cooperação técnica junto ao Consórcio CEDERJ, no município de Cantagalo, em evento comemorado no dia 19 de novembro, na quadra do Colégio Estadual Lameira de Andrade.
Com o tema “Somos todos parte dessa história”, o evento iniciou às 8h30 com café da manhã e visitação das tendas dos cursos do Polo Cantagalo, ilustrando a oferta e o histórico dos mesmos no Polo.
Às 9h30, foi realizada a abertura e a composição da mesa de autoridades. O evento contou com a presença dos vereadores Eurico Miranda e Ciro Fernandes, da secretária municipal de Educação Hélia Regina Romero Fernandes, da ex-secretária Carla de Fátima Guimarães Abreu, da diretora do Polo Geane Carvalho Quindeler Siqueira e da ex-diretora Leila da Silveira Leite. Compuseram ainda a mesa a tutora coordenadora Joseane Vieira Pinho Mattos, representando os tutores coordenadores do Polo, e a tutora Ana Paula Noronha, representando os tutores presenciais do Polo.
Logo após, a ex-aluna Thayza Herdy cantou o hino nacional, sendo tocado logo em seguida o hino de Cantagalo.
Após breve fala das autoridades presentes, foram conduzidas algumas homenagens. A tutora coordenadora Marcela Noronha fez as homenagens póstumas de funcionários que passaram pelo Polo nestes 20 anos de história: Luzia Viana Saad (secretária e aluna), José Augusto Patrício Dias (técnico de informática), Lilia Figueira Moraes André (secretária, aluna e tutora) e Maria Lúcia Farah Noronha, a primeira diretora do Polo, no período de 2002 a 2009. Com a presença de alguns familiares, o momento foi de emoção e reconhecimento pela dedicação e história de cada um desses no Polo.
Na sequência, ainda em clima de forte emoção, foram feitas as homenagens de parabenização. A primeira homenagem foi feita à professora Carla de Fátima Guimarães Abreu, secretária de educação quando o Polo foi implantando na cidade, que contou os grandes esforços para a conquista, através também da atuação do ex-prefeito Geraldo Guimarães. A segunda homenagem foi feita à professora Leila da Silveira Leite, diretora do Polo por 10 anos, no período de 2009 a 2019.
Em seguida, a professora e mestra Cíntia da Luz Rodrigues, doutoranda em educação pela UFF, no campo de políticas públicas em educação, palestrou sobre o tema, enaltecendo todo o projeto do CEDERJ, iniciado no ano 2000, que se mistura com a história do Polo Cantagalo. Foi destacado ainda que o Polo do município é, até hoje, um grande destaque do projeto no estado, com ótimos índices, com grande número de alunos e com excelência verificada.
Por fim, a diretora do Polo, Geane Carvalho Quindeler Siqueira, destacou todo o esforço feito desde o início da sua gestão, em manter a atenção e dedicação aos alunos em todos os momentos da pandemia, culminando no feliz retorno das atividades presenciais conforme a situação epidemiológica foi melhorando. “Destaco a importância do Consórcio CEDERJ para o interior do estado, em democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade na modalidade Educação a Distância EaD/semipresencial, por intermédio das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro, ofertando os cursos de graduação. Ressalto ainda a importância que um Polo Regional traz para o município: a oportunidade de elevar o seu nome e de mexer positivamente na em sua economia“, discursou a diretora.
Foram então exibidos dois vídeos, um com todo histórico e recordações do Polo, e outro com depoimentos de alguns ex-alunos, já formados, que passaram e tem gratidão ao Polo pela oportunidade de terem conseguido se graduar.
Com o clássico bolo de aniversário, o evento foi encerrado com muita alegria e gratidão pelos presentes, na expectativa de muitos mais anos de bons serviços prestados ao município e à toda região, no ramo da educação e do ensino superior.