Ponte de Lagoinha, em Trajano de Moraes, é erguida em apenas quatro dias de trabalho

Em apenas quatro dias de trabalho – 26 a 30 de junho – , a ponte de Lagoinha, em Trajano de Moraes, trecho da rodovia RJ-172, que interliga os municípios de Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e a Região dos Lagos, e que havia sido destruída pelas chuvas de janeiro deste ano, foi erguida pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), que contratou, através de processo licitatório, a empresa mineira TVM Tecnologia.

De acordo com o DER-RJ, a empresa inovou e mostrou ser possível criar soluções mais baratas que o modelo convencional, construindo pontes em tempo cada vez menor e com grande qualidade.

A empresa deu início às obras na terça-feira, 26 de junho, e a entregou às autoridades no sábado, 30 de junho. O que chamou a atenção foi a estética e modernos processos na estrutura, que associa aço a lajes confinadas e atirantadas de concreto, cuja patente é da própria TVM.

Para o engenheiro responsável pela obra em Lagoinha, o processo implantado pela empresa TVM Tecnologia é de baixo custo em comparação ao processo convencional e que a empresa mineira está apta a atender qualquer município do estado.

Com a nova tecnologia, a ponte, de 36 metros de extensão, empregou apenas sete homens. O custo, conforme a empresa, ficou, aproximadamente, 40% mais barato se comparado com o processo convencional de construção, sem falar no aumento da qualidade, uma vez que 90% de todos os elementos estruturais são construídos industrialmente, com alto controle de qualidade. Para a empresa, o processo pode, sem dúvida, beneficiar as exigências de construção no estado do Rio, uma vez que em Minas Gerais o sistema já é consagrado, com mais de 300 pontes construídas atualmente.

Ver anterior

Exposição de Cordeiro é adiada para agosto e terá cinco dias

Ver próximo

R$ 24 milhões em novas Unidades Básicas de Saúde e Academias da Saúde

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!