População de Cantagalo, em 2031, pode ser de apenas 19.824 habitantes

A projeção populacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o município de Cantagalo, para o ano de 2031, é de apenas 19.824 habitantes. A população de Cantagalo, baseada no Censo de 2010, foi de 19.830 habitantes. Em 1940, quando foi realizado o primeiro Censo no País, o IBGE contou 21.871 habitantes, mais de dois mil moradores a mais.

A taxa de crescimento demográfica de 2000 a 2010 foi de menos 0,003%. Esta fórmula utilizada é oficial do IBGE e é uma tendência de queda da população, a não ser que haja influência de fatores externos.

Esta constatação foi apresentada durante o lançamento do Plano de Saneamento para Cantagalo, realizado pela empresa GeoBrasilis, contratada pelo Instituto Votorantim, para fazer o trabalho de levantamento no município.

O município de Cantagalo tem a menor urbanização da região, com o menor crescimento demográfico, com tendência de migração de jovens trabalhadores, segundo este levantamento.

A estimativa populacional para o município de Cantagalo praticamente estará estável nos próximos anos, segundo os dados do IBGE. Em 2031, haverá uma redução de seis habitantes. Conforme o estudo, isso pode parecer um número pequeno, mas, considera que isso demonstra uma paralisação no crescimento populacional e, consequentemente, na economia municipal.

Considerando que Cantagalo tem uma receita pública acima de R$ 5 milhões mensais, uma das maiores da região, além de possuir o maior rebanho animal regional, ter, em seu território, a presença dos grandes grupos cimenteiros, como Votorantim, Lafarge e Holcim, e um comércio considerado forte, pois possui várias empresas de vários segmentos, era de ser esperar um crescimento na população para os próximos anos, o que o estudo não comprova.

Os números não mentem. As autoridades públicas e privadas devem fazer uma reflexão para reverter esse quadro.

Ver anterior

Nova direção assume o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres

Ver próximo

Sérgio Cabral cai no samba

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!