Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Uma ação sempre vai gerar uma reação, e neste sentido, ela é super positiva! O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, lembra que os artesãos do município poderão receber capacitação gratuita por meio do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O prazo para o cadastramento de artesãos no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF) está prestes a encerrar. Toda ação será promovida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O secretário da pasta, Weber José Gomes, lembra que o cadastro é gratuito e pode ser efetuado on-line acessando o formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbcF_gaVqMdS0Hcj1lYaH2ZWeT4bLL_lRP9B7McGHFkuxmPQ/viewform. O cadastramento também pode ser feito de forma presencial na Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida Castelo Branco – bem próximo ao Fórum. O espaço fica aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Trajano de Moraes está entre as 46 cidades do Estado do Rio que foram contempladas pelo programa, que é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a universidade, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) e a Secretaria Municipal de Cultura. Iniciado em 2021 pela UERJ, o PFAF visa fomentar o artesanato fluminense a partir da capacitação dos artesãos, além da estruturação e produção de feiras de artesanato.
Os artesãos que tiverem dúvidas sobre o preenchimento do formulário eletrônico podem acessar o tutorial preparado pela equipe do programa, que também está disponível na página da Cultura: https://pmspa.aexecutivo.com.br/arquivos/2423/OUTRAS_00_2022_0000001.pdf. Para se cadastrar no projeto, os interessados devem informar e-mail, telefone, números dos documentos de CPF e RG, endereço com CEP, data de nascimento e informações detalhadas sobre o segmento de artesanato produzido, bem como fotos dos trabalhos.