Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
O prazo para a realização das Conferências Municipais e da Conferência Estadual das Cidades foi prorrogado pelo Ministério das Cidades. Na última sexta-feira, 7 de junho, foi realizada a 6ª Conferência Municipal de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio.
Desta forma, a etapa municipal deve ser convocada até o dia 15 de junho e realizada até o dia 7 de julho de 2024. Já a Conferência Estadual será realizada na primeira quinzena de novembro deste ano.
Com o novo prazo, os municípios já estão realizando as suas conferências.
Atualmente, 51 cidades já estão mobilizadas para organizarem suas respectivas conferências.
Neste mês de junho, além de Cachoeiras de Macacu, os municípios de Maricá (11, 13, 20 e 21), Vassouras (18), Guapimirim (19), Saquarema (19 e 20), Carapebus (20 e 21), Duque de Caxias (21 e 22), Itatiaia (22), São Fidélis (27), Nova Friburgo (27 e 28), Niterói (28 e 29) e Rio de Janeiro (29 e 30) já possuem datas para realizarem as suas conferências.
Neste contexto, a Secretaria de Estado das Cidades tem apoiado e incentivado os municípios a realizarem suas conferências e discutirem temas fundamentais para o desenvolvimento das cidades.
Durante a realização das conferências, as cidades têm debatido tópicos relacionados a diretriz definida pelo Ministério das Cidades: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social“.
As orientações do Ministério das Cidades possuem três eixos com temas como mudança climática, transformação digital, espaços públicos inclusivos, desenvolvimento econômico com justiça social, mobilidade sustentável, saneamento ambiental, moradia digna, gestão das regiões metropolitanas, diversidade econômica, segurança pública, entre outros, que são escolhidos de acordo com as peculiaridades de cada município.
“O Governo do Estado do Rio está pronto para ouvir e construir junto com os municípios fluminenses propostas que, de fato, melhorem a vida das pessoas. Fico animado em ver a mobilização e atuação participativa das cidades de convocar as conferências e, juntos, pensarmos em políticas mais assertivas, que vão deixar um legado para a população fluminense viver de forma mais digna e com qualidade de vida“, afirmou Douglas Ruas, Secretário de Estado das Cidades.
Fotos: Rafaela Cassiano/Secretaria das Cidades