“Precioso Líquido”, por Dr Júlio Carvalho

Certa vez, quando chegou a Samaria, no poço de Jacó, ao dialogar com a mulher samaritana, Jesus se comparou à água: “Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: ‘Dá-me de beber”, (pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos). Aquela samaritana lhe disse: ‘Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!’ (pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos). Respondeu-lhe Jesus: ‘Se conhecesse o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva’. A mulher lhe replicou: ‘Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo… donde tens, pois, essa água viva? És, porventura, maior do que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu e também seus filhos e os seus rebanhos’? Respondeu-lhe Jesus: ‘Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna’”. (Jo 4, 7-14).

Comparando-se à água, Jesus dava mais uma demonstração da sua inteligência divina, pois a água é vida. Sem a água, não haverá vida animal ou vegetal sobre a superfície da terra.

Economize água
Sem a água, não haverá vida animal ou vegetal sobre a superfície da terra.

Quando estudamos a História Universal, observamos que as grandes civilizações se desenvolveram próximas aos cursos d’água. O Egito, por exemplo, depende tanto do rio Nilo que surgiu a frase:” O Egito é um dom do Nilo”. Assíria e Babilônia, na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates.

Um vegetal sem água acaba por fenecer. No oriente médio, os israelitas, irrigando terras áridas, conseguiram produzir cereais e frutas para a população.

Para o ser humano, a água é vital. Nossa espécie consegue passar três dias sem se alimentar, mas não consegue passar o mesmo período sem água. 70% do nosso corpo é constituído por água, enquanto no embrião, nos primeiros dias de vida, chega a ser de 80%.

Não se deve deixar de beber água cada vez que se sente sede, pois a água ingerida, depois de absorvida pelo intestino delgado, chegará à circulação sanguínea, sendo distribuída por todo organismo, onde terá múltiplas funções: regula a temperatura corporal, auxilia na desintoxicação do corpo, auxilia a absorção de alimentos, deixa a pele hidratada e mais bonita, auxilia o metabolismo do organismo, previne a formação de cálculos renais, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão.

Júlio Carvalho é médico e ex-vereador em Cantagalo.
Júlio Carvalho é médico e ex-vereador em Cantagalo.

Quanto maior for a atividade física, maior deverá ser a ingestão de líquidos, não somente através da água, mas também com sucos de frutas, chás, verduras e frutas ricas em água, o importante é estar sempre bem hidratado. Devemos usar sempre a água potável. Nas cidades, a água distribuída à população é clorada. Quando isso não ocorre devemos filtrar a água que será ingerida.

Do mesmo modo que a água é benéfica para sua saúde, poderá ser nociva quando contaminada, passando a ser transmissora de várias doenças infecto-contagiosas: cólera, febre tifóide, amebíase, giardíase, etc. Portanto, é importante todo cuidado no uso da água para uso humano.

Faça da água uma substância favorável a sua vida!

Júlio Carvalho é médico e ex-vereador em Cantagalo.

Ver anterior

Prefeitura de Itaocara recebe 140 cestas básicas do Sesc

Ver próximo

Prefeituras recebem R$ 2,4 bilhões de Fundo de Participação dos Municípios

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!