Prédio antigo da Câmara de Cantagalo aguarda restauração

E o tempo passa… Em janeiro deste ano, a moradora de Cantagalo Elzeli Werneck Roque fez uma postagem nas redes sociais pedindo providências na restauração de um dos prédios mais históricos do município: o prédio antigo da Câmara de Cantagalo, que foi construído para ser um hotel, mas funcionou durante muito tempo como sede da Prefeitura Municipal.

Nos anos 80, durante o primeiro mandato do então prefeito Wilder Sebastião de Paula, o gabinete dele, as secretarias Municipais de Administração e de Fazenda funcionaram neste prédio.

A cobrança da moradora dizia: “Temos que recuperar o prédio. Vencer o cupim e por a casa para funcionar. Linda arquitetura. Uma história de uma vida tem este prédio, quantas decisões já foram tomadas… Vamos olhar com carinho a nossa história. Esta postagem foi feita no dia 09 de novembro de 2016, ou seja, há quatro anos atrás”.

 

 

Durante as gestões dos presidentes do Legislativo Cantagalense Desidério Naegele e Heitor Purger, foram realizadas várias reformas para melhor atender as necessidades da Câmara Municipal, criando os gabinetes dos vereadores. A segunda torre foi idealizada e construída pelo engenheiro Ogelson Acioli Gama. Originalmente, o prédio, onde funcionou um hotel, tinha somente uma torre.

O vereador João Bosco de Paula Bon Cardoso conseguiu junto ao deputado Glauber Braga a inserção de uma verba parlamentar no valor de R$ 700 mil para realizar a restauração do prédio, algo que está sendo necessária urgentemente.

Segundo o atual diretor da Câmara Municipal, Angelo Machado, estes recursos não serão suficientes para realizar os trabalhos, mas a Câmara já tem reservado no Fundo do Legislativo recursos para completar a realização da obra. Existe uma expectativa de que a obra seja realizada este ano.

O prédio da Câmara de Cantagalo foi fundado em 1902 e só tinha uma torre;
O prédio da Câmara de Cantagalo foi fundado em 1902 e só tinha uma torre;

Prédio está em processo de tombamento federal

No dia 16 de setembro do ano passado, os vereadores Ocimar Ladeira (Pulunga) e João Bosco de Paula Bon Cardoso visitaram o prédio histórico da Câmara Municipal de Cantagalo, acompanhados do arquiteto responsável pelo projeto de restauração, Jean Carlos Gomes de Azevedo, para uma vistoria no imóvel para alinhar questões atinentes ao processo de restauração de modo a dar continuidade aos trabalhos e atender às exigências do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O prédio histórico está em processo de tombamento federal. Nesse sentido, qualquer espécie de alteração na construção deve necessariamente passar pelo criterioso crivo do IPHAN, órgão federal que está fiscalizando a emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil, que visa à restauração da antiga sede da Câmara.

Ver anterior

Supermercado Serra Azul já comprou terreno em Cordeiro para construir loja na cidade

Ver próximo

Cordeiro inicia imunização contra a COVID-19

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!