Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Prefeito de Carmo, Sérgio Soares, anunciou na sexta-feira, 6 de janeiro, a publicação do Decreto n.º 6.076 que declara situação de alerta em áreas do município. A decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingem a cidade desde o início do ano.
De acordo com a prefeitura, o decreto é fundamentado a partir das consequências do intenso período chuvoso que vem atingindo com grande impacto o município. A gestão municipal também considerou a deficiência na trafegabilidade das estradas vicinais da cidade. As rodovias RJ-148 e RJ-144 já apresentam problemas causados pelas chuvas.
A publicação do decreto também busca reforçar o auxílio aos serviços adicionais já existentes na cidade para enfrentar os transtornos identificados neste período. Com a medida, a prefeitura pode dar melhor assistência a desabrigados e auxiliar moradores de áreas mais isoladas, como aqueles localizados nos distritos e na zona rural.
Ainda segundo a prefeitura, todas as secretarias municipais também deverão permanecer mobilizadas para o atendimento de situações emergenciais que ocorram no município. A Defesa Civil local, em conjunto com os demais órgãos da Administração, também irá adotar medidas destinadas à “garantia da vida, da saúde e da integridade física dos munícipes em situação de risco”.
“A Defesa Civil do município exercerá atividades de logística, avaliação de danos, eventual desmontagem de estruturas danificadas, remoção de escombros e limpeza de ambientes, dentre outras necessárias ao restabelecimento da normalidade. Bem como deverá encaminhar um Parecer Técnico ao Prefeito, para assegurar a efetividade das ações de prevenção, socorro e resposta aos desastres”, destacou a prefeitura.
Problemas causados no município
De acordo com a Secretaria Especial de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, desde o início do período chuvoso, Carmo vem registrando alguns problemas em áreas centrais da cidade, assim como em alguns bairros e distritos. Segundo o setor responsável, até o momento, o município está com quatro pessoas desabrigadas (acolhidas em abrigos municipais) e três casas interditadas. Além disso, foram constatados danos em pontes, sete deslizamentos de terras e oito quedas de barreiras que atingiram estradas rurais.
No distrito de Córrego da Prata, também ocorreram enchentes que atingiram pastos e propriedades rurais, no entanto, não causaram problemas à integridade dos moradores. Em Porto Velho do Cunha foram registrados alagamentos apenas em quintais de algumas casas, que também não tiveram grandes transtornos. A localidade fica à beira do Rio Paraíba do Sul, que costuma registrar um grande volume de água neste período do ano.
Recentemente, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Assistência Social, também disponibilizou 2 vans para o recebimento de colchonetes, cestas básicas, água e materiais de limpeza para famílias desabrigadas. Os itens foram doados pelo Secretário de Assistência Social de Petrópolis, Fernando Araújo. A prefeitura de Carmo também recebeu doações do Secretário de Assistência Social de Duas Barras, Wemerson Luiz, além do apoio da empresa Água Fênix.
Por fim, desde o início do período chuvoso, a Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Defesa Civil e Guarda Municipal, está realizando rondas em bairros, distritos e rodovias de todo o município. A medida busca dar assistência à população em situações de emergência.