Prefeito de Carmo decreta situação de emergência em decorrência das chuvas

O Prefeito de Carmo, Sérgio Soares, anunciou na tarde de quarta-feira (13), a publicação do Decreto nº 5.897 que declara situação de emergência em áreas do município. A decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.

De acordo com a Prefeitura Municipal, o decreto é fundamentado a partir das consequências do intenso período chuvoso que causou alagamentos, inundações e deslizamentos na cidade. Além disso, todos os problemas resultaram em danos materiais e prejuízos em residências, vias públicas, pontes, estradas vicinais e danos em diversos patrimônios particulares e públicos. A decisão também foi firmada a partir de um parecer da Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil que relatou situação de desastre favorável à condição de emergência.

Com a publicação do novo decreto, a gestão municipal de Carmo também ficou autorizada a tomar novas medidas para zelar pelas condições de segurança da cidade. Segundo o documento, a prefeitura está autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Defesa Civil em ações de resposta ao desastre e reabilitação das áreas do município. Além disso, a prefeitura também poderá convocar voluntários para ajudar as comunidades locais, realizar campanhas de arrecadação de recursos, dentre outras ações de assistência social.

A chuva no município do Carmo

Desde o início do ano, a cidade do Carmo vem enfrentando problemas relacionados às chuvas que atingiram com intensidade a região Sudeste do país. De acordo com a prefeitura municipal, no município os principais problemas foram deslizamentos, enchentes e interdições em estradas e rodovias.

O distrito de Porto Velho do Cunha também foi uma das localidades mais atingidas pelas consequências do intenso período chuvoso. Com a cheia do Rio Paraíba do Sul, que corta a localidade, a enchente invadiu ruas, várias residências e também estradas da zona rural. De acordo com a Defesa Civil, em todo o município foram identificadas 114 pessoas entre desalojados e desabrigados até o momento, porém o número pode ser ainda maior já que muitas regiões continuam inacessíveis.

Após superar a vazão de 1.900 m³/s (limite que marca o transbordamento), o Rio Paraíba do Sul invadiu ruas, casas e grande parte do distrito de Porto Velho do Cunha. Fotos: Prefeitura Municipal de Carmo.

Além de Porto Velho do Cunha, outras áreas da cidade também sofreram em decorrência das chuvas. Segundo a prefeitura, ocorreram deslizamentos de terras e queda de barreira na RJ-144 que liga Carmo a Duas Barras, em Barra de São Francisco (divisa dos municípios de Sumidouro e Carmo) e no distrito de Córrego da Prata. Também foram identificados registros de quedas de árvores e problemas com postes na região, assim como trombas d’água.

Apesar de todos os transtornos, a gestão municipal também tem mobilizado ações para minimizar os problemas da cidade e atender a população. Secretários municipais e suas equipes atuam com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Guarda Ambiental e DER-RJ em ações de ajuda a moradores locais e voluntários na retirada de pessoas acamadas, zelando também para que mais moradores não tenham tantas perdas materiais.

Ver anterior

Pequenos negócios precisam ficar atentos com vencimentos de suas obrigações legais

Ver próximo

80,8% dos empresários fluminenses esperam melhoria nos negócios nos próximos três meses, diz pesquisa da Fecomércio

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!