Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Prefeito de Carmo, Sérgio Soares, anunciou na tarde de quarta-feira (13), a publicação do Decreto nº 5.897 que declara situação de emergência em áreas do município. A decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.
De acordo com a Prefeitura Municipal, o decreto é fundamentado a partir das consequências do intenso período chuvoso que causou alagamentos, inundações e deslizamentos na cidade. Além disso, todos os problemas resultaram em danos materiais e prejuízos em residências, vias públicas, pontes, estradas vicinais e danos em diversos patrimônios particulares e públicos. A decisão também foi firmada a partir de um parecer da Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil que relatou situação de desastre favorável à condição de emergência.
Com a publicação do novo decreto, a gestão municipal de Carmo também ficou autorizada a tomar novas medidas para zelar pelas condições de segurança da cidade. Segundo o documento, a prefeitura está autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Defesa Civil em ações de resposta ao desastre e reabilitação das áreas do município. Além disso, a prefeitura também poderá convocar voluntários para ajudar as comunidades locais, realizar campanhas de arrecadação de recursos, dentre outras ações de assistência social.
A chuva no município do Carmo
Desde o início do ano, a cidade do Carmo vem enfrentando problemas relacionados às chuvas que atingiram com intensidade a região Sudeste do país. De acordo com a prefeitura municipal, no município os principais problemas foram deslizamentos, enchentes e interdições em estradas e rodovias.
O distrito de Porto Velho do Cunha também foi uma das localidades mais atingidas pelas consequências do intenso período chuvoso. Com a cheia do Rio Paraíba do Sul, que corta a localidade, a enchente invadiu ruas, várias residências e também estradas da zona rural. De acordo com a Defesa Civil, em todo o município foram identificadas 114 pessoas entre desalojados e desabrigados até o momento, porém o número pode ser ainda maior já que muitas regiões continuam inacessíveis.
Após superar a vazão de 1.900 m³/s (limite que marca o transbordamento), o Rio Paraíba do Sul invadiu ruas, casas e grande parte do distrito de Porto Velho do Cunha. Fotos: Prefeitura Municipal de Carmo.
Além de Porto Velho do Cunha, outras áreas da cidade também sofreram em decorrência das chuvas. Segundo a prefeitura, ocorreram deslizamentos de terras e queda de barreira na RJ-144 que liga Carmo a Duas Barras, em Barra de São Francisco (divisa dos municípios de Sumidouro e Carmo) e no distrito de Córrego da Prata. Também foram identificados registros de quedas de árvores e problemas com postes na região, assim como trombas d’água.
Apesar de todos os transtornos, a gestão municipal também tem mobilizado ações para minimizar os problemas da cidade e atender a população. Secretários municipais e suas equipes atuam com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Guarda Ambiental e DER-RJ em ações de ajuda a moradores locais e voluntários na retirada de pessoas acamadas, zelando também para que mais moradores não tenham tantas perdas materiais.