Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Por iniciativa do prefeito Leandro Monteiro (PCdoB), a Prefeitura de Cordeiro reuniu lideranças evangélicas de variados segmentos para um café da manhã, no dia 11 de abril, no Centro Cultural Ione Pecly, no Centro da cidade. No encontro, o prefeito estreitou os laços com a comunidade evangélica, ouviu reivindicações e sugestões dos pastores e expôs algumas ideias que pretende implantar em sua gestão.
Diante de parte de seu secretariado, Leandro Monteiro ouviu palavras de agradecimento pela iniciativa. Segundo os líderes, é a primeira vez que um administrador abre, de fato, um canal de diálogo que possa culminar com a participação efetiva do povo evangélico na administração.
Após participar de uma oração e se dizer “abençoado por estar em meio a tantas pessoas de bem”, o prefeito destacou as dificuldades desde sua posse, pediu compreensão e colaboração para vencer os desafios e solicitou aos evangélicos que se unam numa corrente positiva pelo futuro de Cordeiro.
Leandro Monteiro ouviu reivindicações e apresentou propostas voltadas ao segmento, incluindo as comemorações do Dia do Evangélico e Dia da Bíblia, bem como a possibilidade de criação de um ‘Monte de Oração’, espaço onde religiosos de todas as correntes possam se reunir para expressar sua fé e suas crenças. Além disso, também é objetivo do prefeito realizar festivais de música gospel no município.
Como contrapartida, os pastores prometeram se empenhar para auxiliar a administração, inclusive contribuindo com os serviços sociais oferecidos pela Prefeitura. Ficou acertado que os encontros entre as partes acontecerão mensalmente, sempre nas primeiras segundas-feiras de cada mês. A próxima reunião será no dia 5 de maio.
Já na semana seguinte, o prefeito Leandro Monteiro recebeu, em seu gabinete, o padre Alexandre Guidio, titular da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Durante o encontro, o prefeito revelou ao padre seu intuito de manter um diálogo franco com os cristãos, reforçando que o auxílio deles é vital para o sucesso de uma administração voltada aos interesses coletivos, como preconizam os preceitos do cristianismo.
Além de ouvir o relato do padre Alexandre Guidio sobre os trabalhos sociais e religiosos desenvolvidos pela comunidade católica, Leandro Monteiro foi informado sobre os preparativos para a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Cordeiro, que acontece em agosto. O prefeito prometeu empenho para colaborar em tudo que estiver ao alcance.
Um tema preocupante e que ganhou destaque no encontro faz referência aos jovens. Ambos comungaram da opinião de que é preciso mobilizar esforços, tanto por parte do poder público quanto das entidades religiosas, para encontrar soluções capazes de evitar que a juventude se deixe seduzir pelas armadilhas que possam desvirtuá-la do caminho da decência, da moral e da dignidade, como as drogas.
Ao final do encontro, o prefeito confirmou seu desejo de agendar um encontro para conversar com o padre José Andrade, responsável pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.