Prefeito de Nova Friburgo garante que terá carnaval em 2022

Na noite de quarta-feira, 6 de outubro, durante uma audiência pública na Câmara Municipal, o prefeito Johnny Maicon, afirmou que a realização do carnaval em 2022 está mantida para Nova Friburgo. O evento, que é um dos mais populares do país, poderá acontecer de forma presencial na cidade, mas a opção virtual ainda não está descartada.

De acordo com a Secretaria de Turismo, a gestão municipal já possui um estudo para organizar o evento. A cidade também deve levar em consideração os números de casos da covid-19 e o regresso da pandemia, para realizar a festa de forma segura para todos os friburguenses e visitantes.

Além da participação do prefeito e dos vereadores, a audiência também contou com a presença de representantes das escolas de samba de Nova Friburgo. A comissão aproveitou a ocasião para cobrar garantias sobre o repasse das subvenções ao evento, seja qual for o modelo escolhido. O vereador Christiano Huguenin afirmou que vai pedir, de forma oficial, que o valor seja dobrado para este ano, já que não foi pago em 2021. As escolas de samba do Grupo Especial do município recebem R$100 mil, já as do Grupo A, os antigos blocos de enredo, ganham R$50 mil.

Devemos estar recebendo o projeto de lei das subvenções para o ano que vem, e eu vou fazer uma emenda para dobrar o que é dado. Como neste ano não teve carnaval, é o mais justo. Peço aos vereadores que assumam o compromisso de já assinarem o projeto, assim que ele chegar”, afirmou o vereador durante a reunião.

Outra reivindicação

Durante o encontro, os representantes das escolas de samba cobraram uma posição oficial da prefeitura sobre a realização do carnaval, mas também ressaltaram a necessidade de reabrir as quadras de ensaio. O objetivo é usar o local para a criação de eventos e arrecadar mais recursos.

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, as agremiações com CNAE de clube social já poderiam estar desenvolvendo atividades. O tema gerou discussões e debates entre os presentes, principalmente quanto à interpretação do decreto em vigor no município.

A diferença entre as estruturas dos barracões também foi um tema muito abordado na reunião, e a subsecretária sinalizou com a intenção de garantir vistorias e mudar as regras para o funcionamento dos espaços.

Carnaval e pandemia

Por fim, em meio a discussões sobre a realização do carnaval em Nova Friburgo em um período de pandemia, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, também fez previsões otimistas sobre o assunto. Ela garantiu que com o avanço da vacinação na cidade e um cenário mais favorável, é possível manter a realização do evento.

A gente realmente tem o melhor cenário desde o início da pandemia, epidemiologicamente falando. Estamos com menos de 20% dos leitos ocupados. De fato, estamos com um cenário que tende a favorecer o carnaval. É inegável a importância dele acontecer. A Vigilância está acompanhando as questões das variantes, que ainda geram um pouco de apreensão, e estamos entrando na campanha da dose de reforço. Isso precisa também ser considerado. Uma pessoa é completamente imune quando toma todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Considerando a população adulta de Nova Friburgo, vacinada com a segunda dose, estamos próximos de 60%. É totalmente possível chegar e ultrapassar os 70% muito em breve”, afirmou a representante da vigilância sanitária.

Ver anterior

Crianças ainda não possuem vacina aprovada contra Covid-19, no Brasil

Ver próximo

Prefeitura de Duas Barras assina convênio para receber recursos federais para obra na Rodoviária de Monnerat

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!