Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), participou, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de um encontro com os lojistas do município para debater diversos projetos da Prefeitura. Durante a reunião, os empresários ainda puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as ações do governo.
O encontro foi aberto pelo presidente da CDL, Bráulio Rezende, que abordou vários assuntos, como por exemplo, uma possível parceria da Prefeitura de Nova Friburgo com o Sesc (Serviço Social do Comércio), visando a administração de uma creche no bairro Vila Nova e a construção de mais uma escola de ensino fundamental no local, além de um acordo pelo Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, considerado de alto custo para o município.
De acordo com Rogério Cabral, o acordo está bem encaminhado, mas ainda falta acertar alguns detalhes para que a parceria seja concretizada. O presidente da CDL continuou discursando sobre o complexo cultural da Casa do Barão, na Praça Getúlio Vargas, no qual o Sesc tem interesse de investir e administrar, após recuperação do espaço para criação do museu histórico de Nova Friburgo, o que só poderá ser feito através de licitação, o que impede que seja repassado diretamente a uma empresa.
O prefeito ainda foi questionado sobre a proibição de embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais nas vias centrais de Nova Friburgo e da implementação do BRS, o que não teria sido discutido com o comércio. Rogério Cabral informou aos lojistas que chegou a um acordo junto ao Detro, a Secretaria Estadual de Transportes e as empresas de transporte público e já estabeleceu dois pontos de embarque e desembarque no Centro da cidade – atrás do Clube Xadrez e na Igreja de São Bento, embaixo do viaduto. Com relação ao BRS, o prefeito informou que o projeto ainda está em fase de estudo, não tem previsão de início e, além disso, o assunto ainda será discutido com os comerciantes.
Outro ponto discutido foi a Feira de Tradições Gaúchas, prevista para acontecer no Country Club, no início do mês de julho, mas que, até o momento, ainda não havia conseguido autorização para acontecer. Bráulio Rezende aproveitou para agradecer a não liberação da feira, tendo em vista que prejudicaria muito o comércio e consumidores, com mercadorias de ponta de estoque e com defeito. Por sua vez, Rogério Cabral deixou claro que apenas cumpriu a lei, já que os organizadores não apresentaram a documentação necessária.
Outros assuntos ainda foram abordados, como: melhorias para o trânsito, intervenções que a Prefeitura vem realizando no Paissandu, vias alternativas e a proibição da circulação de carretas em determinados horários; melhorias nas calçadas e fachadas das lojas na Avenida Alberto Braune, através do Projeto Cidade Limpa; a atuação de ambulantes em Nova Friburgo e as dificuldades encontradas pela atual gestão para administrar as contas do município com a queda de repasse dos governos estadual e federal, com o alto índice de inadimplência e com as dívidas de mais R$ 90 milhões deixadas por governos passados.