Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
União entre poderes Executivo e Legislativo marca inovação na postura de governar
De forma inédita, o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), reuniu os poderes Executivo e Legislativo numa visitação ao Hospital Municipal Raul Sertã, na tarde do último dia 14 de janeiro, para que os vereadores verificassem, de perto, os problemas do hospital.
Rogério Cabral e o secretário municipal de Saúde, Dagoberto José da Silva, disseram que o desejo era mostrar aos vereadores o que é emergencial e que deve ser corrigido: a central de comunicação, que não está operante; a lavanderia, que está interditada há mais de um ano pela Vigilância Sanitária; as enfermarias da clínica cirúrgica e da clínica médica. “Hoje, nós temos espaço com goteiras e com mofo que limitam a capacidade delas, reduzindo os leitos”, afirmou o prefeito.
A visitação passou, também, pela pediatria, que tem um CTI pediátrico pronto, com as obras concluídas, mas sem estar equipado; seguiu pela ortopedia, “que é um serviço de excelência na cidade e que não é valorizado”, disse o secretário de Saúde, culminando no CTU, “que é o centro nervoso dessa casa, onde tudo se inicia”.
De acordo com o subsecretário de Obras de Nova Friburgo, Luiz Cláudio Gonçalvez, as obras do CTI pediátrico e do CTI foram concluídas ano passado. As obras para a farmácia e para a lavanderia já foram licitadas. Todas estão orçadas em mais de R$ 4 milhões. A empresa contratada já está com a ordem para começar, mas ainda não iniciou porque qualquer intervenção num hospital é mais complicado. Porém, o prefeito Rogério Cabral tomou a iniciativa de fazer com que essas obras andem. Como ele disse, “os recursos são de fora e o que está atrasando é a burocracia da própria Prefeitura. O problema não é financeiro. Se o problema é em cima da empresa, vamos pressioná-la”, disse, na sala da diretoria, aos vereadores, antes da visitação pelas alas do hospital.
O líder de governo na Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz (PPS), agradeceu a presença de todos os vereadores. Ele disse que a Câmara mostra um amadurecimento e que é a hora da virada. Agradeceu a todos e falou que aquele era um momento único, que nunca aconteceu na história do município. “Essa abertura, de nos receber para mostrar a realidade do hospital, é respeito à democracia entre os poderes”, agradeceu o líder de governo, que acompanhou todo o processo de visita às diversas instalações do Hospital Raul Sertã.