Prefeito de Nova Friburgo deseja reativar a Cascata do Véu das Noivas

No dia 28 de dezembro, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, publicou em suas redes sociais um depoimento reforçando o desejo de reativar a visitação na Cascata do Véu das Noivas. O local foi considerado durante muito tempo uma das maiores atrações turísticas da cidade, e atraía visitantes de diferentes regiões do país.

De acordo com Johnny Maycon, a prefeitura tem se esforçado e se dedicado intensamente para resgatar e restaurar a atração, que já foi considerada uma protagonista no turismo do estado do Rio de Janeiro. Recentemente, o prefeito visitou as antigas Usinas Xavier e do Catete que alimentavam a queda d’água da antiga cachoeira.

(…) temos buscado todos os meios possíveis, para que seja viabilizado a reativação da Cascata do Véu das Noivas. Acreditamos muito, que estamos no caminho certo para que um dia consigamos a concretização deste sonho. Este é um tipo de projeto desafiador que enche o nosso coração de expectativas e somos impulsionados dia a dia em busca de possibilidades para realizá-lo. O que depender de nós, faremos tudo o que tiver ao nosso alcance para que um dia celebremos o feito do retorno da Cascata do Véu das Noivas”, afirmou o prefeito.

 

O prefeito de Nova Friburgo e outros representantes da prefeitura visitaram, em dezembro do ano passado, os ambientes das antigas Usinas Xavier e do Catete que alimentavam a antiga cachoeira. Reprodução/internet
O prefeito de Nova Friburgo e outros representantes da prefeitura visitaram, em dezembro do ano passado, os ambientes das antigas Usinas Xavier e do Catete que alimentavam a antiga cachoeira. Reprodução/internet

 

A cascata

O movimento de visitantes na Cascata do Véu das Noivas foi encerrado, desde que a queda d’água artificial parou de jorrar após a tragédia das chuvas na cidade, em 2011. Naquela época, a cachoeira possuía 90 metros de altura e era resultado do excesso de água de um canal que alimentava as máquinas da Usina do Catete.

Durante o período mais chuvoso, a atração funcionava e encantava os turistas, já em períodos em que o nível do canal estava baixo, o fluxo de água era desligado. Em 2011, a estrutura de condução das águas que abastecia o equipamento foi danificada pela queda de barreiras próxima à localidade da usina.

Durante os últimos 11 anos, quem visita o local contempla apenas o paredão rochoso por onde a cascata descia, e também algumas árvores típicas da região. Atualmente, no espaço funciona apenas um restaurante, que atende de terça-feira a domingo. No local, é possível aproveitar cerca de três quiosques, que vendem salgados e caldo de cana.

Na internet, no site de viagens Tripadvisor, os comentários atuais sobre a Cascata do Véu das Noivas demonstram uma preocupação com as condições do local. Alguns turistas que passam próximos ao atrativo afirmam que o espaço está “descuidado e perigoso”, porque já não possui mais as muretas de contenção em bom estado de conservação. Outros visitantes afirmam ainda que a cascata “era linda”, mas agora, desativada, está “decepcionante”.

Ver anterior

“Seis de Janeiro”, por Dr Júlio Carvalho

Ver próximo

“Amigos para sempre – 2”, por Celso Frauches

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!