Prefeito eleito de Duas Barras participa do Seminário Novos Gestores, em Brasília
Objetivo é desafogar o complicado trânsito na área de Conselheiro Paulino
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), aproveitou a visita a Friburgo do secretário estadual de Meio Ambiente, Índio da Costa, e da presidente do Instituto de Ambiente (Inea), Isaura Fraga, para entregar, em mãos, o projeto de construção da Avenida Brasil. A proposta prevê a construção de uma via paralela à Avenida Roberto Silveira, margeando o Rio Bengalas, no trecho entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino. O projeto tem como objetivo principal desafogar o trânsito entre o Centro da cidade e o sexto distrito do município.
Uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal está permitindo a realização de obras de controle de inundação, drenagem e recuperação ambiental dos Rios Córrego Dantas e Bengalas, cujo valor está orçado em R$ 195 milhões. A Prefeitura quer aproveitar o serviço de contenção na beira do Rio Bengalas para a viabilização da Avenida Brasil.
– A construção da Avenida Brasil é fundamental para o trânsito de Conselheiro Paulino e adjacências, bem como para atender à demanda do Centro-Norte Fluminense. Os governos estadual e federal serão nossos parceiros em mais este projeto – disse o prefeito Rogério Cabral, confiante na liberação dos recursos necessários para mais esta obra em Nova Friburgo.
O prefeito Rogério Cabral visitou o início das obras de drenagem realizadas no entorno da Praça do Suspiro.
O recurso integral de R$ 11,8 milhões foi liberado pelo Programa SubSerra, do Governo do Estado. A obra também contempla a recuperação da encosta nos fundos do Teatro Municipal de Nova Friburgo.
A obra tem previsão para ficar pronta até o dia 30 de junho. Segundo o secretário Edson Lisboa, serão implantadas galerias de escoamento de águas para eliminar todos os pontos de inundação no entorno da praça até o Rio Bengalas. O prefeito anunciou que o logradouro turístico também receberá de volta a Fonte da Saudade, destruída no evento climático de janeiro de 2011. O chefe do Executivo também informou que a Prefeitura desapropriou terreno na esquina da Praça do Suspiro e a Rua General Osório, onde futuramente será instalado um novo equipamento turístico.