Prefeito volta a discutir com MPF, Iphan e Unesa o serviço de corte, poda e replantio de árvores da praça

A conclusão do serviço de poda e corte de árvores para garantir a segurança dos friburguenses e turistas e o replantio de eucaliptos na Praça Getúlio Vargas. Estes foram os temas abordados em 23 de fevereiro na reunião do prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Ivo Barreto, e o procurador do Ministério Público Federal (MPF), João Felipe Villa do Miu. Também participaram da reunião sete secretários municipais e o corpo técnico da Universidade Estácio de Sá (Unesa).

O prefeito Rogério Cabral reiterou que a ação desenvolvida na Praça Getúlio Vargas tem o sentido da preservar a vida dos cidadãos. Ele destacou que a Prefeitura tem fornecido as informações solicitadas pelos órgãos fiscalizadores e a imprensa, bem como recebido manifestantes contrários à ação na praça para esclarecer as dúvidas levantadas.

A Prefeitura suspendeu, temporariamente, a operação na Praça Getúlio Vargas. E, nesta reunião, ficou acertado com o Iphan e o Ministério Público que o trabalho deverá ser retomado no início de março e que só serão efetuados corte e poda de árvores “em casos emergenciais, de necessidade”.

Nesta quarta-feira, 4 de março, às 11 horas, na Prefeitura, representantes do Governo Municipal, Unesa, Iphan e MPF iniciarão a discussão do projeto de revitalização paisagística da Praça Getúlio Vargas, que será dividida em duas etapas. A primeira – e mais urgente – prevê o replantio de eucaliptos para substituir os que foram retirados por estarem colocando em risco a vida da população e de turistas.

Pela primeira vez na mesa de negociações, o Iphan acenou com a possibilidade de liberar parte dos recursos para a recuperação emergencial da praça. A outra parte ficará sob responsabilidade da Prefeitura. A segunda etapa será realizada posteriormente, através da captação de recursos federais.

Ver anterior

Deputado pode apresentar projeto para criar royalties do cimento

Ver próximo

Realizada aula inaugural da Escola Técnica Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!