Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A conclusão do serviço de poda e corte de árvores para garantir a segurança dos friburguenses e turistas e o replantio de eucaliptos na Praça Getúlio Vargas. Estes foram os temas abordados em 23 de fevereiro na reunião do prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Ivo Barreto, e o procurador do Ministério Público Federal (MPF), João Felipe Villa do Miu. Também participaram da reunião sete secretários municipais e o corpo técnico da Universidade Estácio de Sá (Unesa).
O prefeito Rogério Cabral reiterou que a ação desenvolvida na Praça Getúlio Vargas tem o sentido da preservar a vida dos cidadãos. Ele destacou que a Prefeitura tem fornecido as informações solicitadas pelos órgãos fiscalizadores e a imprensa, bem como recebido manifestantes contrários à ação na praça para esclarecer as dúvidas levantadas.
A Prefeitura suspendeu, temporariamente, a operação na Praça Getúlio Vargas. E, nesta reunião, ficou acertado com o Iphan e o Ministério Público que o trabalho deverá ser retomado no início de março e que só serão efetuados corte e poda de árvores “em casos emergenciais, de necessidade”.
Nesta quarta-feira, 4 de março, às 11 horas, na Prefeitura, representantes do Governo Municipal, Unesa, Iphan e MPF iniciarão a discussão do projeto de revitalização paisagística da Praça Getúlio Vargas, que será dividida em duas etapas. A primeira – e mais urgente – prevê o replantio de eucaliptos para substituir os que foram retirados por estarem colocando em risco a vida da população e de turistas.
Pela primeira vez na mesa de negociações, o Iphan acenou com a possibilidade de liberar parte dos recursos para a recuperação emergencial da praça. A outra parte ficará sob responsabilidade da Prefeitura. A segunda etapa será realizada posteriormente, através da captação de recursos federais.