Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Diversas cidades da região não terão carnaval este ano. A maioria dos prefeitos já definiram que não realizarão festejos carnavalescos e não permitirão bailes em recintos fechados em razão da Covid-19 e da gripe.
Trajano de Moraes
O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, reafirmou o cancelamento do Carnaval 2022 na cidade. Segundo ele, a gestão pública municipal tem como prioridade a saúde da população por conta do atual período pandêmico da Covid-19 e aumento do número de casos de influenza. “Desde que assumi a gestão ainda no meu primeiro mandato em 2017, procurei fazer uma festa para a família, e desde então nossa cidade recebe milhares de pessoas em busca dessa que anima e leva entretenimento com segurança. Nossa amada Trajano de Moraes é conhecida no Estado por promover e investir numa festa popular e democrática sempre com o princípio da valorização da cultura local e das belezas da cidade. Infelizmente, a pandemia ceifa a festa mais um ano”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.
Este será o segundo ano que a folia de momo é cancelada por conta da pandemia.
Cordeiro
A Prefeitura de Cordeiro também confirmou o cancelamento do desfile das escolas de samba, blocos e bailes de carnaval na cidade neste ano. “Ressaltamos que também não será autorizada a realização das festas de carnaval em locais fechados e casas noturnas“, reafirma a nota.
A decisão foi baseada considerando que a situação epidemiológica e sanitária vem sendo monitorada ininterruptamente pelo Poder Público Municipal. A Administração usará a verba municipal, que seria utilizada no carnaval, para adquirir uma Van de 16 lugares com ar condicionado para transporte de alunos da rede municipal de ensino da zona rural.
“É incontestável os dados técnicos de que a vacina salva-vidas. A vacinação foi aumentando e o número de internações e casos graves diminuindo. Importante que todos se vacinem!”, disse o prefeito de Cordeiro Leonan Melhorance.
Duas Barras
Considerando as preocupações suscetíveis em relação à nova variante do coronavírus (Ômicron) no país e os recentes surtos de Influenza A e B no estado do Rio de Janeiro, o prefeito de Duas Barras, o médico Fabricio Luiz Lima Ayres, em conjunto com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Saúde, decidiram pela não realização dos Encontros Folclóricos, de Duas Barras e de Monnerat, e dos festejos de Carnaval no município.
“A medida de cancelamento dos eventos ainda leva em consideração diversos aspectos, como a falta de segurança diante da dificuldade em controlar e manter os protocolos sanitários, bem como a orientação de lideranças em saúde que alertam para uma possível 4ª onda pandêmica“, informou as autoridades municipais.
Carmo
Já a Prefeitura de Carmo, através do Decreto N°5892 de 06/01/2022, também decidiu pela não realização do carnaval na cidade.
“Tendo em vista que o momento atual ainda exige que medidas externas sejam consistentes para evitar a contaminação e a propagação da Covid 19, a Prefeitura Municipal de Carmo-RJ decidiu pelo cancelamento do carnaval 2022 e reforça a necessidade da população não relaxar com as medidas de distanciamento e de proteção com o uso de máscaras evitando assim uma nova onda de contaminação. Contamos com a compreensão de todos os carmenses“, afirmou o prefeito Sérgio Soares, em seu decreto.