Prefeitos debatem ações de saúde em Nova Friburgo

Fortalecimento das unidades públicas já existentes nos municípios, implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e construção de um hospital regional sob responsabilidade do Governo do Estado. Estas foram as principais prioridades listadas por prefeitos e secretários de Saúde do Centro-Norte Fluminense reunidos em Nova Friburgo.

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, articulador do encontro, disse que as propostas serão apresentadas em março ao governador Sérgio Cabral, ao vice-governador e secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e ao secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir. Antes disso, haverá um novo encontro, nesta quinta-feira, dia 27, também em Nova Friburgo, para que prefeitos e secretários de Saúde dos municípios enumerem as reivindicações individuais e conjuntas a serem encaminhadas ao Estado.

Outros pontos discutidos na reunião foram a implantação de uma central regional de regulação de pacientes; credenciamento de novos leitos; aquisição de equipamentos para as unidades da rede pública; redefinição de repasses estaduais e a participação de Nova Friburgo no Consórcio Intermunicipal Serrano de Saúde (CISS), entidade que agrega 10 municípios do Centro-Norte Fluminense na discussão conjunta de questões relacionadas à saúde pública.

– Estamos buscando uma ação articulada dos municípios e discutindo as prioridades para serem levadas ao Governo do Estado. O objetivo é buscar soluções conjuntas para as carências e necessidades regionais – afirmou Rogério Cabral.

– Estamos buscando soluções para problemas comuns em nossa região. Entendemos que, assim, juntos, podemos ter resultados positivos e com mais rapidez. Saúde é uma prioridade em nosso município e o que vemos nesses encontros com os colegas é que todos estão preocupados em garantir uma saúde de mais qualidade também. Tenho certeza que encaminhando ao governador e secretário de Saúde teremos apoio – disse Félix Lengruber, que é médico e prefeito de Macuco.

Participaram do encontro os prefeitos Saulo Gouvea, de Cantagalo, presidente do consórcio; Paulo Barros (Bom Jardim); e Félix Lengruber (Macuco), além de secretários municipais de Nova Friburgo, Duas Barras, Trajano de Moraes, Sumidouro e Teresópolis.

O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, presidente do CISS, disse que é contrário à implantação de um hospital regional. “Acho melhor que todo os municípios invistam em seus hospitais, criando especialidades. Com isso, poderemos atender melhor toda a população”, garantiu. Ele acredita que a construção de uma unidade regional não vai melhorar em nada a situação dos municípios da região, que continuarão com seus hospitais precários e dependendo de Nova Friburgo, o que foge à proposta inicial do consórcio de saúde.

Entre as propostas apresentadas foram apontadas como prioridades o fortalecimento das unidades públicas já existentes nos municípios, a implantação do Samu e a construção de um hospital regional de média e alta complexidades de urgência e emergência, sob responsabilidade do governo estadual, que serão levadas ao governador.

Ver anterior

Com direito a pedido de casamento, pré-carnaval de Monnerat e Duas Barras atrai grande público

Ver próximo

Prefeito leva presidente da AgeRio a visitar prédio do shopping

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!