Nova Friburgo, sediou no dia 1º de junho, mais uma etapa do programa Lidera Turismo, que prevê a elaboração de projetos e propostas para o desenvolvimento do setor em municípios fluminenses. O evento aconteceu no Hotel Bucsky, situado na Ponte da Saudade.
O objetivo do programa é fortalecer os destinos turísticos através de ações que estimulem o desenvolvimento local sustentável e a geração de negócios no setor.
O trabalho do Lidera Rio foi iniciado em Nova Friburgo e região no dia 9 de março e haverá a segunda etapa, para que tudo que foi planejado saia do papel.
O programa engloba temas como cenários do turismo, cadeia produtiva do turismo, sustentabilidade, competitividade no turismo mundial e no turismo brasileiro, gestão pública empreendedora, direcionamento estratégico de turismo, ações prioritárias e apresentação dos mapas estratégicos, entre outros.
As apresentações dos mapas tiveram início com os representantes de Cantagalo, seguidos pelos de Trajano de Moraes e terminou por Nova Friburgo, com apresentação de Edvar Fernandes, do Cefet.
Ele mostrou detalhes como visão de futuro, valores, objetivos estratégicos, estratégias, ações para implementação e metas a serem alcançadas, principalmente até 2018, quando Nova Friburgo completa 200 anos.
O mapa estratégico do Lidera Turismo engloba temas como cenários do turismo, cadeia produtiva do turismo, sustentabilidade, competitividade no turismo mundial e no turismo brasileiro, gestão pública empreendedora, direcionamento estratégico de turismo, ações prioritárias e apresentação dos mapas estratégicos, entre outros.
Criado em 2008, o programa tem como objetivo principal fortalecer a cadeia produtiva do turismo nos municípios através de uma agenda estratégica, que estimule ações de desenvolvimento local e regional, com bases sustentáveis e gestão empreendedora e inovadora. Para isso, é preciso integrar os destinos turísticos e aumentar a capacidade empresarial local, fomentando a criação de redes de micro e pequenas empresas.
No Rio de Janeiro, atende também a uma demanda da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerg) e da TurisRio para ajudar os gestores públicos a promover políticas para o segmento.
“O estado do Rio é privilegiado, tem beleza natural, cultura, história, a diversidade da serra e do mar. Nossa expectativa é que, a partir do Lidera Turismo, os municípios implantem projetos que estimulem essa atividade e gerem renda”, espera a coordenadora de turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho.