Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Prefeitura Municipal de Carmo, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um comunicado no dia 17 de maio, alertando a população para manter os cuidados de combate à dengue. A iniciativa busca incentivar os moradores a manter as medidas de limpeza em casa, evitando condições que possam causar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
A prefeitura orientou a população sobre medidas simples que podem combater o mosquito no dia a dia. Entre as ações estão: manter a caixa d’água de casa bem tampada; deixar as lixeiras bem fechadas; colocar areia nos pratinhos de plantas; manter a limpeza de calhas; e cobrir bem cisternas e piscinas. Além disso, a prefeitura ressaltou a importância da população recolher o lixo do quintal e armazená-lo em locais adequados; estar atenta aos locais que podem acumular água no imóvel; e também limpar e guardar as vasilhas dos animais de estimação.
Além dessas medidas protetivas, a prefeitura também incentivou que os moradores recebam os agentes de endemia em casa, para orientar e inspecionar as residências e terrenos. A medida, além de conscientizar as pessoas, ainda permite o combate mais efetivo contra o mosquito.
Carro fumacê
Com o objetivo de aumentar ainda mais as ações contra a proliferação da doença, a gestão municipal, com o apoio do Programa Municipal de Combate à Dengue, deu início no dia 19 de maio, à pulverização das ruas do município para combater a população adulta do mosquito. De acordo com a prefeitura, o gás (inseticida) que combate o Aedes aegypti é recomendado pelo Ministério da Saúde e oferece baixa toxicidade para seres humanos e animais domésticos.
Dengue no estado do Rio
No início deste mês, o estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 81,5% no número de casos de dengue nos primeiros 4 meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que alertou os municípios fluminenses. Até o momento, são mais de 2 mil casos contabilizados até o fim do mês de abril.