Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Prefeitura Municipal de Carmo divulgou o cronograma da coleta seletiva domiciliar. Todos os bairros e localidades do município são beneficiados pela coleta, que é feita semanalmente.
A Cooper Nova Bela é responsável pelo recolhimento, transporte e destinação do material separado pela população.
Para otimizar o serviço, a orientação é que a população coloque o material para fora de casa no dia da coleta. O caminhão, quando chega, é anunciado por uma música característica da coleta seletiva. O material reciclável não precisa ser dispensado em embalagens especiais, pois os catadores fazem a identificação visual no momento da coleta. O importante é que o material descartado esteja seco.
De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Nélida Abreu Marques, separando o material reciclável, a população passa a colaborar com o trabalho das cooperativas de catadores, que têm função socioambiental importante no município.
“Elas dão destinação adequada ao material que recolhem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários, evitando que sejam descartados incorretamente e acabem até dentro dos rios. Assim, os resíduos descartados podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio”, disse a secretária, lembrando que a coleta também gera renda para as famílias dos catadores.
Veja a forma correta de separar o lixo domiciliar
Para que o reaproveitamento dos materiais não seja comprometido, é importante separar corretamente o lixo. Os resíduos domésticos são divididos em três categorias principais: orgânico, reciclável e rejeito; sendo que cada um tem um caminho e um reaproveitamento diferente.
Os materiais recicláveis, que podem ser transformados em matéria-prima para utilização em um novo processo, são: plástico, papel, vidro e metal, por exemplo. A população deve separar os resíduos secos dos molhados. Se possível, lavar com água para que os resíduos não fiquem grudados nas embalagens.
E nunca misturar material reciclável com orgânico (restos de frutas, legumes ou verduras, cascas de ovos, restos de plantas e de comida, inclusive sacos de chá e borra de café com filtro), já que as cooperativas não fazem a coleta desse material.
Confira o cronograma no Facebook da Prefeitura, neste link.