Prefeitura de Carmo afirma que as tarifas de água cobradas no município serão revistas

Em nota, a Rio + informou que a estrutura tarifária e os valores dos serviços da empresa já estavam previstos no contrato de concessão. Foto: Reprodução/internet

 

O prefeito de Carmo, Sérgio Soares, e os vereadores Dri Mello, Leo Huguenin, Priscila Peixoto e Reginaldo Machado, estiveram reunidos na quarta-feira (23/11), na sede da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A visita, também contou com a presença do Secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, o Assessor Especial da Casa Civil, Riley Rodrigues; e o Presidente da Agência Reguladora Agenersa, Rafael Menezes. O encontro buscou discutir sobre a concessão de Água e Esgotamento Sanitário no município.

A reunião, realizada no Palácio da Guanabara, terminou em um acordo que pretende garantir a revisão dos valores da conta de água cobrados na cidade do Carmo. Segundo a prefeitura, também é esperado que todo o patrimônio utilizado pela empresa Rio + Saneamento integrará ao patrimônio municipal, sem direito da concessionária pleitear qualquer indenização. Ainda segundo a gestão municipal, “todas as benfeitorias realizadas pela empresa ao longo da concessão também se integrarão à prefeitura”.

Em entrevista ao Jornal da Região, a empresa Rio + Saneamento informou que a sua estrutura tarifária e os valores dos serviços aplicados em todos os municípios que atua, seguem estabelecidos (previamente) no contrato de concessão.

 

Aumento na tarifa de água

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) autorizou, no dia 6 de outubro, o reajuste das contas de água e esgoto para os consumidores do estado do Rio de Janeiro. O reajuste, que começou a valer desde o último dia 8 de novembro, será no valor de 11,84%. A taxa já começou a ser aplicada à Companhia de Água e Esgoto (Cedae), e para as empresas que assumiram os serviços do setor em 2021, como a Rio + Saneamento.

Segundo a Agenersa, o reajuste anual é previsto no contrato das concessionárias com a própria agência. O percentual foi definido com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, acumulado entre abril de 2021 e setembro de 2022.

Devido à pandemia de Covid-19, o reajuste anual não foi concedido em 2020. A última alteração no valor das tarifas ocorreu há um ano, tendo como base o período de novembro de 2019 a abril de 2021. O reajuste foi divulgado pelas empresas em seus respectivos sites na internet e em jornais de grande circulação, como determina a lei, e as suas publicações foram comprovadas pela Agenersa“, informou o órgão.

Segundo a empresa Rio + Saneamento, que administra os serviços de água e esgoto na cidade do Carmo e em outros municípios, o reajuste começou a chegar a casa dos consumidores desde o último dia 08/11. No entanto, a aplicação dependerá do dia da leitura de cada cliente.

Ver anterior

Dezembro Vermelho lembra o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS

Ver próximo

Lys Helena e Cleiton Tolentino vencem concurso Beleza Negra em Macuco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!