Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Objetivo é canalisar verbas estaduais e federais
De acordo com a gestora de contratos e convênios, Vanessa Cristina Lopes Unes de Paiva, Cordeiro está com inscrição no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) e no Cadastro Único de Convênio (Cauc), que impede o município de celebrar convênios. Essas inscrições ocorreram porque governos anteriores não prestaram conta de alguns contratos de forma correta. “Estamos trabalhando incansavelmente para tirar o nome de Cordeiro dessas listas, ao mesmo tempo em que buscamos novos convênios”, conclui.
Ciente de que os apoios dos governos federal e estadual são fundamentais para que a Prefeitura de Cordeiro consiga realizar benfeitorias em prol da comunidade, em especial no que se refere a obras de maior porte, o prefeito Salomão Lemos Gonçalves (PR) decidiu criar o Setor de Contratos e Convênios no município, que será responsável pela captação de recursos através de parcerias com o Estado e a União.
Para gerir o setor, o prefeito escolheu a advogada Vanessa Cristina Lopes Unes de Paiva, que conta com total apoio do prefeito e dos demais membros da equipe de governo para elaborar projetos e garantir o bom andamento dos convênios firmados.
Segundo o prefeito, ele e membros da sua equipe irão se deslocar, sempre que for preciso, a ministérios, secretarias estaduais e outros órgãos para buscar convênios, integrar programas e viabilizar outras parcerias, mas é necessário que o município esteja preparado. “Vou à presidente, ao governador e também a deputados e senadores para buscar emendas. Não medirei esforços para beneficiar Cordeiro”, explica Salomão.
Recentemente, uma comitiva cordeirense foi a Brasília para buscar recursos. Além de Vanessa Lopes, integraram a equipe os secretários Evandro Pietrafessa (Planejamento e Orçamento), Andréa Campos (Segurança Alimentar e Assistência Social) e o engenheiro responsável pelos projetos, José Luiz Cunha. Eles foram recebidos por ministros, deputados, senadores e outros agentes públicos da capital federal.
De acordo com Vanessa Lopes, parcerias foram discutidas envolvendo ações como a participação nos programas ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ‘Cidades Digitais’; pavimentação e infraestrutura para o bairro Manancial; aquisição de motoniveladora e de patrol; construção e reforma de quadras; programas de saneamento básico e verbas para a saúde. “Estamos buscando a maior participação possível de Cordeiro no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2”, acrescenta Vanessa Lopes.