Prefeitura de Cantagalo começa a construir o centro cultural

Na primeira semana de 2012, começaram a ser realizadas as primeiras ações, com as perfurações para a sustentação das colunas do prédio, que fica localizado na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, s/nº, no Centro da cidade, mesmo local onde já funciona, na parte frontal, que teve a fachada preservada, a Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias, instalada no prédio em fevereiro de 2010.

O Centro Cultural, que terá 150 lugares, levará o nome da Professora Amélia Thomaz, uma homenagem póstuma a uma importante poetisa da cidade. Sem falar que, no prédio, nasceu seu pai, Alberto Augusto Thomaz, o primeiro prefeito de Cantagalo, após a instituição desse nome para se referir ao cargo, que antes era de “intendente”.

Para o prefeito Guga de Paula, a obra representa um marco na história do município, que, mesmo sendo terra natal do escritor Euclides da Cunha, ainda não conta com um espaço cultural que possa ser destinado à realização de seminários, simpósios, palestras, encontros, além de teatro e exposição de obras de arte. A proposta é abrir um espaço para esses tipos de eventos e dar oportunidade aos artistas de exporem seus trabalhos num local construído especificamente para esse fim. Inclusive, visando a importância do centro cultural para a cidade, o prefeito criou a Secretaria Municipal de Cultura, desmembrando-a da de Educação.

As primeiras ações realizadas no local pela Prefeitura se deram no final de 2009 e início de 2010, quando a biblioteca passou a funcionar na parte do prédio que foi preservada. Na época, foram investidos cerca de R$ 100 mil, em recursos próprios, nas obras de reforma e restauração, incluindo a fachada, que data de 1924, embora o prédio em si seja mais antigo ainda. Os altos relevos que adornam toda a fachada do prédio e uma lateral, totalmente restaurados, são obra do italiano Ricardo de Lauria, decorador e estucador que morava em Cantagalo na época.

Ver anterior

Primeira propriedade livre de tuberculose e brucelose é certificada no estado do Rio

Ver próximo

Firjan publica livro dos 10 anos de investimento na moda do Rio

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!